19/06/2021

Review: Mario Kart 8 Deluxe


Mário e companhia voltam a acelerar em pistas novas e antigas, no solo, na água, no ar e até de cabeça pra baixo! Com gráficos incríveis e vários modos para jogar, esse é o game ideal pra reunir a galera e se divertir por horas sem parar!





Mario Kart 8 Deluxe - Crítica

Uma grande expectativa foi criada em torno deste game na época de seu lançamento ainda no Nintendo Wii U. Mas, o fato é que os fãs já há algum tempo esperavam pelo retorno desta franquia tão querida num console da empresa. E eis que ela chega em alta definição, e ainda melhor, no Nintendo Switch! E, sim, a espera valeu a pena! 

Além de trazer muitas novidades, Mario Kart 8 aprimora o que já foi visto nos títulos anteriores para Wii e 3ds, sem perder a essência de diversão que é sua marca registrada desde os tempos do Super Nintendo.

O mínimo que se espera de uma nova versão de um clássico dos vídeo-games é que ele venha com gráficos melhores e impressionantes. E, dentre os títulos lançados para o Nintendo Switch, Mario Kart 8 Deluxe é, sem dúvida, um dos mais bonitos.


Obviamente que não são gráficos realistas, mas a qualidade da imagem numa TV full HD ou superior impressiona. Com a tela cheia, a sensação é de estar vendo uma animação da Disney\Pixar com personagens do universo Mário. 

Isso se torna ainda mais evidente nos replays ao final das corridas, que são um show à parte e rendem muitas risadas. Ali é possível visualizar com calma cada gesto e expressão dos personagens quando fazem uma ultrapassagem ou são acertados por algum item, por exemplo, além de pequenos detalhes nos cenários das pistas que podem ter passado despercebidos durante as corridas

Essa versão Deluxe conta com todas as 48 pistas já disponíveis desde o início, metade delas inéditas e o restante de novas versões vindas de títulos anteriores. Todas acrescentam novidades como trechos e atalhos criados em ambientes aquáticos, aéreos ou de cabeça pra baixo. As pistas são divididas em grupos de 4. As dificuldades variam de 50cc, mais fácil, até 150cc, mais difícil. O modo de guiar ainda continua o mesmo, basta acelerar, frear e utilizar os itens, coletados na pista, no momento certo. É importante também dominar o sistema de drifting: se você derrapar com técnica e estilo, ganha um turbo assim que soltar o botão, adquirindo uma boa vantagem de velocidade. É possível também ganhar um pequeno impulso ao se chocar com um adversário.


As pistas são divertidas e os fãs de Mario vão identificar vários elementos de fases dos jogos do encanador. O castelo do Bowser, por exemplo, é um espetáculo visual incrível, com fogo e lava para todos os lados, tudo isso embalado no mais puro rock´n roll.

O som, aliás, é uma das melhores coisas desse game. Com uma trilha sonora empolgante, também baseada nos games de Mario, e efeitos sonoros de primeira, dá vontade de jogar várias vezes na mesma pista, sempre com o volume nas alturas.


O sistema de itens mantém a tradição com cascos de tartaruga, bananas, cogumelos e estrelas, cada um com seu efeito único. As novidades são o bumerangue, a planta carnívora e a buzina. Há também o Crazy 8, que dá ao corredor oito poderes de uma só vez. A decepção fica para a moeda, que acrescenta 1 a sua contagem de moedas. Os itens costumam vir aleatoriamente, mas quanto mais para trás você estiver na corrida, maior a chance de receber um bom item.

As moedas que você recolhe na pista são usadas para destravar novos itens customizáveis, tais como peças para seu veículo. É possível personalizar seu kart para que ele tenha maior velocidade, controle ou aceleração. O piloto também influencia nesse fator. Quanto maior e mais pesado, mais estável e mais lento.


Mario Kart 8 Deluxe vem com 42 personagens, contando muitas skins alternativas, incluindo aí o seu mii, e possibilidade de incluir amiibos à parte.  Mas, infelizmente neste caso quantidade não é qualidade. À primeira vista parece que as opções de personagens são muitas mas, com pouco tempo de jogo, é possível notar que a maioria deles são bem parecidos, mudando apenas o visual para uma versão bebê ou metálica de algum personagem, ou então, para mais um dos muitos filhos do Bowser. Senti falta de uma maior variedade de pilotos, principalmente de outros jogos da Nintendo como Zelda, Metroid e Star Fox.

Os controles continuam excelentes, mas é preciso dizer que quase não há diferença, em termos de jogabilidade, em pilotar seu kart na água ou no ar, e mesmo nos trechos de anti-gravidade não existe uma experiência verdadeiramente inovadora. A grande novidade se limita a permitir que os veículos corram pelas paredes, facilitando ultrapassagens ou explorando atalhos inacessíveis de modo normal, algo bacana, sem dúvida, mas que não justifica toda a propaganda que a Nintendo fez em cima disso. 

Ainda sobre os controles, senti falta de uma opção para configurar os botões de acelerar e frear para os gatilhos de cima, algo comum nos games de corrida atuais. 


Jogar Mario Kart 8 sozinho é uma experiência incrível, mas jogar acompanhado é infinitamente melhor. Juntar até quatro pessoas para disputar partidas com tela dividida numa mesma TV é o pesadelo de qualquer vizinho. Não há como não rir, gargalhar ou usar palavras de baixo calão, ao ultrapassar, acertar ou ser acertado por algum item, na disputa pelo primeiro lugar. Jogar no modo portátil do Switch também é muito divertido, seja solo ou acompanhado.

Mas, quem não tem como reunir uma galera pra um jogo local, não precisa se preocupar, pois o modo online do game é viciante e oferece a opção de correr contra jogadores do mundo inteiro de um modo simples e rápido. Basta acessar a rede do jogo, escolher um personagem, e então um grupo de até 12 jogadores (sendo que até 2 podem estar no mesmo console) vai se formar aleatoriamente. Aí acontece uma votação rápida para escolher a pista e pronto, a competição tem início, sem conversa, sem menus e sem enrolação. É diversão pura!

Além dos tradicionais modos Grand Prix e VS, estão de volta o Time Trial, uma disputa para superar os recordes de cada pista, e o divertido modo Battle, onde é preciso bater nos seus oponentes para estourar os balões presos ao veículo e se esquivar para que não estourem os seus. A novidade neste último é que agora não existem mais arenas fechadas para os combates, ao invés disso, as disputas vão ocorrer em circuitos do jogo.


Por fim, os jogadores podem salvar replays e melhores momentos de suas partidas e fazer uploads direto para o youtube usando a função Mario Kart TV.

Sobre as diferenças entre as versões de Wii U e Switch, além da melhor resolução e maior quantidade de pistas e pilotos já disponíveis desde o início na versão Deluxe, há a adição de personagens de Splatoon, um novo modo Renegade Roundup, que é basicamente uma brincadeira de polícia e ladrão, e o principal: a possibilidade de carregar dois itens de cada vez, ao invés de um, permitindo fazer combos e criar novas estratégias durante as corridas.  


Ficha Técnica


Veredito: Com tantos modos para jogar, gráficos e som de altíssimo nível e um multi-player sensacional, tanto local quanto online, fica evidente que a Nintendo não perdeu sua vocação para construir clássicos inesquecíveis. Mas, o mais importante de tudo é que o game é extremamente divertido e viciante. Algumas pequenas falhas pontuais como a falta de um elenco mais variado, de mudança na jogabilidade dos diferentes trechos da pista (terra, água, ar e sem gravidade) e de poder alterar as configurações dos controles, poderiam ser melhor trabalhadas. Mas isso são apenas detalhes diante de uma obra que certamente figura como um dos melhores games da Nintendo dos últimos tempos e, possivelmente, o melhor Mario Kart já feito. 



Para adquirir esse game com frete grátis (Prime)acesse https://amzn.to/3IGFQ7X

Para mais reviews de games acesse: Games!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Se quiser, deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário