26/05/2021

Review: Cemitérios de Dragões


Romance de fantasia medieval que mistura Caverna do Dragão, Final Fantasy e, acredite, Power Rangers! Cemitérios de Dragões vai te prender do início ao fim numa trama de cinco jovens tentando salvar um fantástico mundo.






Cemitérios de Dragões - Legado Ranger l - Crítica

Raphael Draccon é reconhecido como um dos maiores autores brasileiros de literatura fantástica da atualidade. Isso graças a obras como Fios de Prata, Espíritos de Gelo e, principalmente, à trilogia Dragões do Éter

Sempre tive curiosidade em ler algo desse autor, e o lançamento dessa nova série, que inaugurou o selo "Fantástica" da editora Rocco, me pareceu a melhor oportunidade. Nas livrarias a obra chama a atenção logo de cara com uma bela capa, colorida e com o título destacado em letras prateadas, páginas amareladas e fonte em bom tamanho, que facilita a leitura.




O livro conta a história de cinco jovens da Terra que são transportados magicamente para um mundo fantástico sem qualquer noção de como isso aconteceu. Derek e Amber estão aprisionados em uma mina onde anões e outras criaturas são usados como escravos por uma raça draconiana. Ashanti tenta se destacar entre os membros de uma sociedade de monges lendários. Romain e Daniel precisam lutar por suas vidas graças a uma grande confusão em que se meteram.

Contado em capítulos curtos, alternando entre essas três linhas narrativas, que se encaminham para um encontro próximo ao final, Cemitérios de Dragões é um livro agradável de ler e uma aventura em tom épico, recheado de ação e referências à cultura pop.



O início, por exemplo, lembra demais o desenho Caverna do Dragão, não só pela situação de jovens perdidos num mundo estranho, mas pela própria personalidade de cada um que se assemelha muito às de Hank, Sheila, Diana, Eric e Presto. 

Outro conceito muito presente no enredo é o dos "super sentais", com homenagens principalmente à Changeman e Power Rangers. Não faltam menções também a outros ícones como Harry Potter, Final Fantasy, Star Wars e muitos mais.

A trama principal gira em torno de uma antiga profecia e as preparações para a temida Noite da Serpente, em que criaturas abissais invadiriam essa dimensão trazendo o fim do mundo. Os monges de Taremu, liderados pelo príncipe Rögga tentam impedir esse destino cruel a todo custo. Por outro lado, os demônios, liderados pelo horrendo Asteroph e a maligna bruxa Ravenna realizam pactos e rituais macabros para garantir o apocalipse.

Os heróis são pegos em meio a essa guerra e suas ações vão crescendo em importância conforme a história avança. Derek, um soldado de infantaria do exército americano, é o primeiro a ter contato com o metal vivo que é a maior esperança de virada na luta do bem contra o mal.

Com muitas reviravoltas e soluções que fogem do previsível, Raphael Draccon faz bom uso do recurso de alternar entre as linhas narrativas para manter o leitor interessado e ansioso pelo próximo passo. Não é incomum se importar mais com o destino de um determinado personagem do que por outro, mas no geral todos são muito bem construídos e apresentam cenários e ângulos distintos do mundo de Cemitérios de Dragões.

O clima do livro é de ação e aventura, com bons momentos de humor, principalmente nas interações entre Romain e Daniel. Há espaço ainda para o romance na paixão avassaladora entre Ashanti e Mihos, e numa aproximação discreta, mas crescente, entre Amber e Derek. Mas também existe muita tensão e cenas bizarras e violentas envolvendo os demônios, a única coisa que realmente me desagradou nesta edição. Claro que os vilões precisam ser temidos e odiados, mas acredito ter havido um exagero desnecessário do autor em alguns momentos, que parecem estar ali apenas para chocar o leitor.

Outro ponto, que não chega a ser um defeito, é que existem muitos elementos de ciência, biologia e tecnologia na trama, que destoam um pouco de um cenário de fantasia e magia. 

O autor publicou outro dois livros nesse mesmo universo: Cidade de Dragões e Mundo de Dragões.


Ficha Técnica



Veredito: Cemitérios de Dragões é o primeiro volume de uma trilogia chamada Legado Ranger. Apesar de o final do livro deixar um gancho intrigante para uma continuação, ele é completo o bastante para ser apreciado como uma aventura isolada. A obra, muito bem escrita e conduzida, merece ser lida, seja pelos seus personagens carismáticos, suas referências saudosistas, sua história empolgante ou ainda para conhecer um autor brasileiro muito talentoso que cada vez mais coleciona elogios e novos leitores em todo mundo.




Matéria escrita e publicada por Marcelo Cardoso em 19/03/2015.
Atualizada em 26/05/2021.


Para adquirir esse e os outros dois livros da trilogia Cemitério de Dragões por um preço inacreditável e ainda com frete grátis (prime), com toda a segurança e confiabilidade da Amazon e ainda ajudar o blog a continuar gerando conteúdo gratuito é só acessar um dos links abaixo e realizar a compra de qualquer produto de sua preferência:



Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário