29/07/2021

Profile: Wolverine


Herói, mutante, selvagem ou mercenário. Wolverine é o melhor no que faz. Mas o que ele faz melhor, poucos sobrevivem para contar. Criado como coadjuvante para uma história do Hulk, Wolverine tornou-se o mais popular dos X-men!





Perfil





Histórico

Nascido em Alberta, Canadá, no final do século 19, com o nome de James Howlett, filho de Elisabeth e do rico fazendeiro John Howlett, Wolverine teve uma infância infeliz por conta de sua saúde frágil e da negligência de seus pais, perturbados pela morte prematura do primeiro filho do casal, John Howlett Jr..

O único motivo de alegria para o pequeno James era a presença de sua jovem governanta, a bela Rose. Junto ao filho do jardineiro, apelidado de "Cão", James e Rose brincavam nos arredores da mansão. O pai de Cão, Thomas Logan, bebia demais e constantemente descontava sua raiva no filho. Atormentado com os maus tratos do pai, Cão tornou-se um adolescente cruel e de comportamento agressivo. 

Ao ver que a Srta. Rose não cedia aos seus assédios, Cão vingou-se de James, matando seu animal de estimação. Por conta disso, Logan e seu filho foram expulsos da propriedade. O jardineiro, cheio de ódio e estimulado pela bebida, invade a mansão para exigir que Elisabeth, possivelmente sua amante no passado, partisse com ele. Vendo seus pais ameaçados de morte, uma fúria incontrolável tomou posse de James, que matou o agressor com suas garras, manifestando pela primeira vez seus poderes mutantes.  


O que aconteceu depois disso é cercado de muito mistério, assim como as suspeitas de que Thomas Logan poderia ser o verdadeiro pai de James, e que Cão poderia ser seu irmão, herdando os mesmos poderes e tornando-se um de seus mais mortíferos inimigos: o Dentes de Sabre. O que se sabe é que Wolverine acabou abandonando seu verdadeiro nome, assumindo a identidade de Logan, o primeiro homem que ele matou em seu momento de fúria.

Devido ao seu desenvolvido "fator de cura", Wolverine não envelhece como um humano normal. É possível que ele tenha atuado como um samurai no Japão Feudal, como um justiceiro no velho oeste, e até como um selvagem, na companhia de lobos, nas estepes canadenses, o que sugere que ele tenha bem mais de cem anos de idade! Porém, seu registro oficial mais antigo é de ele ter lutado na segunda guerra mundial, ao lado do Capitão América e dos aliados contra o nazismo.

Ao sair do exército, Logan atuou como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense. Ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e levado à custódia de cientistas canadenses que o usaram como cobaia para uma experiência que recobriu seus ossos e garras com um metal chamado adamantium, tornando-os praticamente indestrutíveis. Isso, associado ao poder mutante de curar-se quase instantaneamente de qualquer ferimento, transformou Logan no soldado perfeito: a Arma X. 


Resgatado por Charles Xavier, Wolverine encontrou um lar e uma família junto ao grupo de mutantes conhecidos como X-men. Ao confrontar assassinos como Dentes de Sabre e Ômega Vermelho, que aparentemente tinham ligação com o "projeto arma X", Logan passou a questionar o quanto de suas lembranças eram reais e o que havia sido removido ou implantado em sua mente. Uma parte importante dessas lembranças, que geram dúvidas, é que ele teria se casado com uma mulher chamada Raposa Prateada.

Porém, o grande amor da vida de Logan foi Mariko Yashida. Dividida entre o amor que sentia por Logan e suas obrigações junto ao clã de seu pai, Mariko acabou aceitando um casamento arranjado. Inconformado, Logan partiu para o Japão para encontrar sua amada, sem saber que sua presença era a peça que faltava para que o marido levasse à frente seu plano de envenenar a esposa para tomar controle do clã Yashida.


A morte de Mariko foi um dos momentos mais trágicos da vida de Logan, entre tantos que ele já teve e que ainda haveria de ter. Quando os X-men foram dados como mortos, ele passou a agir com o codinome de Caolho em Madripoor, uma ilha próxima a Cingapura. Num confronto com Magneto, o vilão quase o matou ao retirar o metal que revestia seus ossos (algo que mais tarde seria revertido num confronto contra o vilão Cyber). Outra grande tragédia foi a morte de sua eterna paixão, Jean Grey. O próprio herói também já foi dado como morto algumas vezes.

Com tanta dor e sofrimento é possível afirmar que Wolverine não é especialista apenas em curar as feridas do corpo, mas também as da alma, algo que ele consegue através de muita perseverança, coragem e determinação, um verdadeiro samurai moderno.




Poderes



Melhores Momentos: 
Quadrinhos; Origem (Paul Jenkins e Andy Kubert), Arma X (Barry Windsor Smith), Dívida de Honra (Chris Claremont e Frank Miller), Inimigo do Estado (Mark Millar e John Romita Jr.), Velho Logan (Mark Millar e Steven McNiven)
FilmesTrilogia X-men, X-men - Origens: Wolverine (2009); Wolverine - Imortal (2013); X-men - Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-men: Apocalipse (2016), Logan (2017)
TV: Desenho X-men (1992), X-men Evolution (2000) e Wolverine e os X-men (2008)
GamesMarvel Ultimate Alliance 3, Marvel Vs Capcom 3, Lego Marvel

Curiosidades:
* Ao contrário do que muitos pensam as garras do Wolverine são feitas de ossos e somente após o experimento da arma X, tornaram-se de adamantium.
* O nome wolverine foi escolhido tendo como referência um animal feroz de mesmo nome que habita as florestas geladas do Hemisfério Norte. Seu nome em Português é glutão ou carcaju.
* Wolverine foi criado como um "vilão" para a revista do incrível Hulk. Muito diferente na época, o personagem seria totalmente reformulado para integrar os X-men, anos depois.
* Nos quadrinhos, Logan teve um filho chamado Daken, fruto de um relacionamento antigo no Japão durante a Segunda Guerra. O jovem cresceu sem o pai, que desconhecia a sua existência, e tornou-se um vilão com poderes semelhantes aos do Wolverine.



Wolverine (Wolverine) - Marvel Comics - criado em 1974 por Len Wein e Herb Trimpe

Atributos dos Heróis nos Profiles: Classe: É dividida em 3 grupos "C - Heróis humanos, B- Heróis humanos Super Capacitados e A - Heróis Super-humanos" e 4 níveis de poder. Ex.: B2 está acima de C4 e abaixo de B3 e A1. Força: Força Física; Velocidade: Escala de velocidade km/h e, em menor grau, de agilidade; Resistência: Resistência física a danos diversos; Inteligência: Capacidade de análise, planejamento, raciocínio e conhecimento; Poderes: Escala de poder(es) naturais, ou proporcionados por armas e equipamentos, e suas possibilidades; Habilidades: Experiência, liderança, auto-controle, capacidade de superar desafios e vencer combates. Escala: As graduações variam de 1 (homem comum) a 12 (super-homem). Uma graduação em um mesmo atributo é sempre 2x maior do que o valor imediatamente inferior (essa multiplicação é acumulativa). Ex.: Força: 10 é 2x maior do que Força: 9, 4x maior do que Força: 8, 16x maior do que Força: 7, e assim sucessivamente. Os valores aqui atribuídos foram baseados em dados disponibilizados na internet pela própria Marvel e DC.


Para mais perfis de heróis acesse: Profiles!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Se quiser, deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário