09/01/2022

Harry Potter 20 anos de Magia: De volta a Hogwarts - Opinião


Um reencontro mágico e emocionante!




Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts
2022 • Documentário • 1h30min
Direção: Eran Creevy, Joe Pearlman e Giorgio Testi
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Gary Oldman, 
Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Ralph Fiennes
Nota: 4,0 (de 5) • Onde Assistir: HBO Max


Opinião (sem spoilers)

Apesar de ser um grande fã da franquia Harry Potter confesso que não estava muito animado para ver esse especial de celebração que comemora os 20 anos desde o lançamento do primeiro filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Isso porque eu esperava ver os atores dando entrevistas num estúdio para um apresentador qualquer ou gravando depoimentos breves sobre suas participações nos longas, algo mais como um compromisso profissional e pouco emotivo. 

Mas, para a minha grande surpresa e satisfação, eu estava errado. Emoção é algo que definitivamente não falta nesse documentário, produzido e disponibilizado pela HBO Max em seu canal de streaming desde o dia 1 de Janeiro.  


O cuidado com os detalhes vai desde o envio de convites personalizados para os atores e diretores envolvidos, até a reconstrução de boa parte dos sets de filmagens dos filmes originais para usar como cenários para os encontros e entrevistas. A resposta dos convidados é imediata. Dá pra ver nos olhos entusiasmados deles que isso faz uma grande diferença, trazendo de volta lembranças e sentimentos vividos em cada um desses lugares fantásticos ao longo dos 10 anos de filmagens da obra.

Claro que não poderiam faltar também cenas icônicas dos filmes para ilustrar os depoimentos, alimentando a nostalgia e a vontade de rever tudo novamente. 

Dividido em capítulos, o documentário traça um panorama da época em que cada um dos 8 longas foram filmados, com comentários dos diretores sobre a produção em si, sua relação com os atores e curiosidades dos bastidores, funcionando quase como uma espécie de filmografia da saga do famoso bruxinho nos cinemas.


Não é segredo para ninguém que o momento mais esperado pelos fãs é o reencontro dos três amigos e protagonistas: Harry, Rony e Hermione. Seus intérpretes Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, respectivamente, mais velhos e mais experientes como atores, olham para trás com muito carinho e nostalgia, falando sobre suas experiencias, boas e algumas ruins, com muita naturalidade, em conversas onde transparecem o clima familiar e os laços de amizade forjados enquanto eles literalmente cresciam juntos.

É muito gostoso vê-los relembrar momentos importantes para os seus personagens, as brincadeiras nos intervalos das filmagens, a paciência e generosidade dos atores mais velhos e, principalmente, o quanto aquilo que se passava nas telas, os dramas, as situações embaraçosas, a euforia causada pelos hormônios em ebulição, era semelhante ao que ocorria em suas próprias vidas, uma vez que a idade dos atores era a mesma dos heróis que eles interpretavam.


Mas o documentário também contou com a participação de outros ilustres membros do elenco original, tais como Tom Felton (Draco Malfoy), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Bonnie Wright (Gina Wesley), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Gary Oldman (Sirius Black), entre outros, além dos diretores Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates.

Assim como no encontro dos protagonistas, não faltaram momentos de muita emoção, humor e nostalgia nas reuniões, ou depoimentos, dos demais convidados, que contribuíram com muitas histórias e demonstrações de afeto e admiração capazes de comover e encher o coração até mesmo dos fãs menos sensíveis.

Os últimos dez minutos, em especial, são um presente e uma prova do quanto essa franquia tão querida foi capaz de tocar e mudar a vida de todos os envolvidos, assim como a de milhares de pessoas que a acompanharam nos filmes e nos livros, e a mantém viva, passando-a de uma geração para outra, fazendo desse documentário algo imperdível para todos que gostam de Harry Potter.



Outros Destaques e Curiosidades (Com Spoilers) 

Agora vou mencionar alguns momentos específicos da produção, além de coisas que gostei e não gostei muito, com detalhes que podem atrapalhar a experiência de quem deseja reservar algumas surpresas para quando for assistir, portanto, deixo aqui o aviso de spoilers.

* Talvez o único ponto negativo do documentário tenha sido a ausência de algumas figuras importantes que poderiam ter ao menos dado um breve depoimento, tais como o ator Michael Gambon (o ator que substituiu e continuou o trabalho de Richard Harris no papel de Dumbledore), a atriz Maggie Smith (professora Minerva), David Thewlis (Remo Lupin), entre outros.

* A escritora e criadora da obra de Harry Potter, J. K. Rowling, participa indiretamente do especial, com trechos de uma entrevista gravada em 2019.

* Um dos momentos mais engraçados do especial foi ver Emma Watson explicando o quanto foi difícil gravar a cena do beijo que sua personagem Hermione deveria dar em Rony, personagem de Rupert Grint. Outros momentos hilários envolveram a participação de Helena Bonham Carter (Bellatrix).

* Um dos momentos de maior surpresa foi quando Emma Watson confessou que foi apaixonada por Tom Felton durante as gravações dos filmes. E o clima ficou um pouco tenso quando Emma Watson e Rupert Grint revelaram ter pensado em abandonar a franquia num certo momento.

* O documentário teve muitos momentos tocantes, mas me emocionei especialmente ao ouvir sobre a parceria e relação paternal de Gary Oldman com Daniel Radcliffe durante as filmagens, a homenagem aos atores falecidos e as mensagens de despedida emocionantes dos atores ao final do documentário, em especial a do ator Robbie Coltrane (Hagrid).

Para mais reviews e matérias especiais sobre filmes, acesse: Filmes!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi



Nenhum comentário:

Postar um comentário