13/06/2021

Especial (clássicos): Breaking Bad


Sucesso de público e crítica, Breaking Bad entrou para o Guinness Book como a série de TV mais aclamada de todos os tempos, graças à qualidade de seu roteiro, às incríveis atuações de seu elenco e à excelência técnica de sua produção. 





Especial - Clássicos: Breaking Bad


Ano de exibição: 2008 a 2013
Episódios: 62 (5 temporadas)

Breaking Bad é uma seriado dramático criado por Vince Gilligan para ser exibido no canal AMC americano. No Brasil, o seriado foi exibido no AXN, na Record, e se encontra disponível completo no serviço de streaming Netflix.

A série conta a história de Walter White, um professor de química do ensino médio que aos 50 anos descobre que tem um câncer em estado avançado. Sem dinheiro para o tratamento e temendo pelo futuro de sua esposa Skyler, que está grávida, e do filho Walter Jr., que é deficiente, Walt se une ao ex-aluno Jesse Pinkman, traficante e usuário de drogas, para fabricar e vender metanfetamina. 

 


A trama toda se passa em Albuquerque, no Novo México (EUA), e inicia mostrando as confusões de Walt para conciliar sua vida familiar com seu novo e secreto ofício, com o agravante de ter um cunhado, Hank Schrader, que é agente da divisão de narcóticos da cidade e é casado com Marie, irmã de Skyler. As brigas com Jesse também rendem situações bizarras e recheadas de humor negro.

O que começa como um negócio caseiro e despretensioso torna-se cada vez mais perigoso a partir do instante em que dupla decide ampliar seus negócios com a ajuda do traficante insano Tuco Salamanca. Na segunda temporada novos personagens surgem, como o advogado Saul Goodman, o assassino de aluguel Mike Ehrmantraut e o chefão do crime Gustavo Fring, que prenunciam uma nova fase, mais violenta e barra pesada, na série.

O que todos esses personagens, principais ou secundários, tem em comum é que cada um é desajustado e carismático a seu modo, o que faz com que o expectador se importe com eles e torna a série bastante interessante de acompanhar.




Outro ponto muito peculiar é o já citado humor negro. Existem diversos momentos constrangedores e memoráveis ao longo das cinco temporadas, sendo que um dos meus preferidos é o episódio em que Walt insiste em pegar uma mosca que entrou no laboratório, gerando confusões e cenas típicas de uma "comédia pastelão". É uma pena que esses momentos vão perdendo espaço para a tensão na medida em que Walt se aproxima mais de seu alter ego, Heisenberg. Mas, ainda que mais raros, o humor e a ironia continuam presentes até o final. 

Gosto bastante das três primeiras temporadas. A quarta, no entanto, é a minha preferida, principalmente por conta do seu final apoteótico que, em minha opinião, é um dos melhores já vistos num seriado americano. A quinta temporada tem um tom mais sombrio, que neste caso não me agrada muito, mas o último episódio é espetacular e encerra com maestria essa magnífica série.  

Alguns "torcem o nariz" para Breaking Bad por conta do seu tema principal ligado às drogas, mas, se num primeiro momento parece que o seu criador faz certa apologia ao tráfico, essa ideia logo se dissipa quando são mostradas as consequências e todo o inferno em que a vida dos protagonistas se transforma por conta de suas escolhas criminosas.



A violência é bem recorrente e geralmente usada de forma punitiva, do tipo errou, pagou. Mas, na maior parte do tempo, ela é justificada para criar ou ampliar os elementos dramáticos da série, de modo que é difícil apontar isso como um defeito. Ao contrário, algumas das sequências mais geniais e marcantes de Breaking Bad são as cenas de tiroteio, onde fica evidente todo o cuidado da produção, direção, elenco e filmagem para fazer o melhor trabalho possível. 

Por conta de toda essa excelência no roteiro, elenco e parte técnica é que Breaking Bad é considerada pelos críticos como uma das melhores séries dramáticas da TV de todos os tempos, colecionando vários prêmios Emmy, Globo de Ouro, entre outros. Bryan Cranston (Walt) ganhou o Emmy de melhor ator de drama em três anos consecutivos: 2008, 2009 e 2010 . Aaron Paul (Jesse) ganhou o Emmy de melhor ator coadjuvante em 2010 e 2012, e Ana Gunn (Skyler) ganhou o Emmy de melhor atriz coadjuvante em 2013.

Com alto índice de aprovação do público em sites como o metacritic e uma das maiores audiências da TV a cabo americana, Breaking Bad conquistou uma legião de fãs em todo mundo, o que motivou Vince Gilligan a criar uma ótima série derivada, Better Call Saul, disponível com exclusividade no Netflix.





Personagens principais

Walter White (Bryan Cranston)

Gênio da química, Walt sempre foi menosprezado na profissão. Some a isso uma crise de meia-idade, um câncer agressivo e a oportunidade de conseguir dinheiro e respeito fazendo aquilo em que é bom e temos um homem cada vez mais tentado pelo crime.

Frase: "Você conhece o negócio e eu conheço a química."


Jesse Pinkman (Aaron Paul)

Antigo aluno e sócio de Walt, Jesse é um jovem perturbado, uma bomba relógio sempre a ponto de explodir e arruinar tudo.

Frase: "De que adianta ser um fora da lei, se você tem responsabilidades?"


Skyler White (Anna Gunn)

Esposa de Walt e grávida do segundo filho, Skyler sofre muitas transformações conforme vai descobrindo os segredos de seu marido.

Frase: "Alguém tem que proteger essa família do homem que protege essa família."


Saul Goodman (Bob Odenkirk)

Advogado de "porta de cadeia", Saul é esperto o suficiente para atender quem puder pagar sem fazer muitas perguntas.

Frase: "Melhor chamar o Saul!"


Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks)

Enigmático e perigoso, Mike se divide entre as facetas de um matador frio e calculista e um avô carinhoso, preocupado com o futuro da neta.

Frase: "Sem mais meias medidas."


Hank Shrader (Dean Norris)

Inicialmente cotado para ser um alívio cômico, Hank mostrou-se um policial obstinado e verdadeira "pedra no sapato" para Heisenberg.

Frase: "Pessoas que dizem 'adivinhem' e realmente esperam que adivinhemos... Odeio essas pessoas."


Marie Shrader (Betsy Brandt)

Descrita pela própria atriz como "uma vadia desagradável", Marie ostenta uma falsa moralidade, a ponto de fingir que não sabe que é uma cleptomaníaca.

Frase: "Encarar a morte muda uma pessoa. Pelo menos tem que mudar."


Walter (Flynn) Jr. White (RJ Mitte)

Primeiro filho de Walt e Skyler, Flynn tem paralisia cerebral e luta contra a revolta que sente ao descobrir a doença do pai.

Frase: "Você está brincando comigo, não é? Se isso tudo é verdade, e você sabia disso... então você é tão má quanto ele."


Gustavo (Gus) Fring (Giancarlo Esposito)

O pacato e carismático dono da rede de lanchonetes Los Pollos Hermanos é na verdade um mafioso cruel e rancoroso, possivelmente o maior vilão da série.

Frase: "Que a morte dele satisfaça vocês."





Curiosidades

* Localizada no Novo México, a série foi mesmo gravada no local e conserva uma forte influência latina que pode ser vista nos nomes, costumes, lugares e nas músicas.

* Os créditos na abertura apresentam símbolos de elementos químicos da Tabela Periódica em verde (por exemplo: os símbolos Br e Ba de bromo e bário em Breaking Bad). Os nomes dos atores também destacam uma ou mais letras que formem o símbolo de algum elemento químico.

* A abertura exibe ainda a fórmula C10H15N, que se repete várias vezes e é a fórmula molecular da metanfetamina, que indica que cada molécula contém 10 átomos de carbono, 15 átomos de hidrogênio e um átomo de nitrogênio. O número 149,24, que também se repete durante a introdução, representa a massa molecular do composto metanfetamina. 
  
* Assim como seu personagem Walter Jr, o ator RJ Mitte também tem paralisia cerebral. A deficiência do ator, no entanto, é mais branda, então ele precisou piorar sua fala e aprender a andar de muletas para dar mais veracidade ao personagem.

* O apelido de Walter White, Heisenberg, é uma homenagem ao cientista alemão Werner Karl Heisenberg que ganhou o prêmio Nobel da Física em 1932 pela criação da mecânica quântica, cuja aplicação possibilitou, entre outras coisas, a descoberta das formas alotrópicas do hidrogênio.

* A primeira temporada deveria ter 9 episódios ao invés de 7. A redução ocorreu devido à greve de roteiristas de 2008. A quinta e última temporada foi a única dividida em duas partes, sendo que a primeira metade foi ao ar em julho de 2012 e a segunda em agosto de 2013.

* Em Outubro de 2019 foi lançado pela Netflix o filme Breaking Bad El Camino. Produzido pelo próprio criador da série, Vince Gilligan, o filme é uma continuação direta da série e conta o que aconteceu com Jesse Pinkman após o final de Breaking Bad. 


A ideia da coluna Clássicos não é a de dar uma nota para a obra completa em destaque e sim descrever o que foi e o que faz dela memorável para tantas pessoas, além de apresenta-las para as novas gerações. Mas, confesso que ver Breaking Bad completa me fez subir o nível de exigência ao avaliar outras séries, tamanho o grau de excelência e profissionalismo visto aqui.


Para mais sobre séries de TV, acesse: Séries!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário