05/10/2020

Planeta Meeple: 7 Wonders Duel - Review


Um dos melhores card games já feitos para se jogar em 2 pessoas!




Review: 7 Wonders Duel

Com um sistema de compra e seleção de cartas que permite iniciar e desenvolver uma civilização, 7 Wonders é um jogo de sucesso que funciona muito bem entre 3 a 7 jogadores. Mas, para atender a um público que  desejava um jogo semelhante porém com mecânicas especialmente desenvolvidas para 2 jogadores, o autor Antoine Bauza juntou-se a Bruno Cathala e juntos criaram, em 2015, o celebrado 7 Wonders Duel.

Lançado pela Galápagos Jogos pela primeira vez em 2017, o jogo caiu nas graças do público, e é considerado por muitos um dos melhores jogos, senão o melhor, já feito para ser jogado exclusivamente por dois jogadores.

Em 7 Wonders Duel, os jogadores deverão competir pelas melhores cartas que gerem recursos, símbolos científicos, poderio militar, ou ainda ajudem a construir maravilhas que possam render benefícios e pontos de vitória. O objetivo é juntar requisitos suficientes para conquistar uma das 3 condições de vitória no decorrer das 3 Eras do jogo.

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Componentes do jogo

Preparação

O setup do jogo é rápido e consiste em colocar o tabuleiro de poder militar no centro da mesa, com a miniatura de escudo e espadas bem no meio dele, 5 fichas de cultura, sorteadas aleatoriamente, no espaço verde, e os marcadores de perda de 2 e 5 moedas em seus respectivos espaços.

Imediatamente abaixo do tabuleiro de poder militar, será formada uma pirâmide de cartas, previamente embaralhadas, dispostas conforme o modelo apresentado por cada uma das 3 Eras, sendo que algumas delas deverão ser colocadas viradas para baixo.

Antes disso porém, três cartas devem ser sacadas do baralho das Eras 1 e 2, e colocadas de volta na caixa do jogo. Na Era 3, três cartas devem ser descartadas mas, nesse caso, entram em seu lugar outras três cartas aleatórias vindas do baralho de guildas (fundo roxo).

São sorteadas 4 maravilhas e colocadas na mesa para serem escolhidas nessa ordem: o primeiro jogador compra 1 carta de maravilha, o segundo jogador compra 2, e a última fica com o primeiro jogador. Outras 4 cartas são sorteadas e agora o segundo jogador escolhe primeiro 1 carta, o primeiro jogador 2, e a última fica com o segundo jogador. Ao final dessa fase de compras de maravilhas, cada jogador deverá ter 4 maravilhas na sua área de jogo.

Cada jogador então recebe 7 moedas iniciais do banco e a partida já pode começar.

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 Cartas de Recursos

Ações de compra e construção

A ação de comprar cartas da pirâmide no centro da mesa é a principal mecânica do jogo. É a partir dessas "cartas de recursos" que um jogador irá montar a sua estratégia, portanto, é muito importante saber onde e como investir, olhando não apenas o seu jogo mas também o do seu adversário.

Começando pelo primeiro jogador, o mesmo deverá escolher uma das cartas disponíveis, ou seja, que não tenha nenhuma outra carta sobreposta a ela, e executar uma das seguintes ações:

1) Comprar a carta e traze-la para sua área de jogo, pagando o custo da carta, se houver.

2) Descartar essa carta para uma pilha de descartes, ganhando com isso 2 moedas do banco.

3) Utilizar essa carta para construir uma maravilha, desde que seja capaz de pagar os custos desta maravilha.

Algumas cartas permitem colecionar símbolos, avançar na trilha de combate militar, ganhar moedas por conjuntos de cartas de uma mesma cor,  entre outras habilidades. Mas, boa parte delas envolve a construção de estruturas que geram recursos permanentes em sua cidade, podendo ser: madeira, pedra, argila, vidro e papiro. É possível também comprar um desses recursos do banco, mas o preço será 2 moedas mais 1 moeda para cada recurso desse tipo que o seu adversário controle.

A construção de maravilhas é limitada a um total de 7 por partida. Ou seja, se um jogador completar as suas 4 maravilhas, o outro jogador só poderá construir no máximo 3.

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 Jogo em andamento

Formas de vencer e pontuar

Existem três formas de vencer o jogo em 7 Wonders Duel:

1) Vitória militar: se em algum momento, durante a partida, um jogador conseguir chegar no último espaço da trilha de combate do seu adversário, ele automaticamente alcança a vitória por supremacia militar.

2) Vitória Científica: se em algum momento, durante a partida, um jogador conseguir juntar 6 símbolos diferentes (dos 7 que há no jogo), em suas cartas verdes e/ou o símbolo no marcador de progresso, ele alcançará a vitória por supremacia científica.

3) Vitória Civil: se o jogo terminar, após a compra de todas as cartas nas 3 Eras, e nenhuma das condições acima tiver sido alcançada, é feita a soma dos pontos para determinar o vencedor. Nesse caso, serão somados todos os pontos de vitória descritos nas cartas de estruturas (azuis, verdes, amarelas e roxas) e nas maravilhas construídas por cada jogador, os pontos de acordo com a posição na trilha de combate militar e pontos da ficha de progresso (se houver). Além disso, cada conjunto que some o valor de 3 moedas que um jogador possua no final do jogo lhe renderá 1 ponto de vitória. Quem tiver somado mais pontos no total é o vencedor.

Outros detalhes: Avançar na trilha de combate pode fazer com que o seu adversário perca moedas quando o marcador alcançar um espaço com uma ficha de valor 2 ou 5. Essas fichas são retiradas de jogo após essa perda. As cinco fichas de progresso que ficam na área verde podem ser obtidas através das cartas de ciência. Sempre que um jogador juntar dois símbolos iguais  em suas cartas ele poderá escolher uma ficha e colocar na sua área de jogo.

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 Cartas de Maravilhas

Para quem é indicado: Para quem busca um excelente opção de jogo para dois jogadores, visualmente bonito, com cartas e componentes bem feitos, gostoso e rápido de jogar (dá pra jogar duas partidas seguidas tranquilamente), com bom fator estratégico e formas diferentes de se chegar à vitória, 7 Wonders Duel pode ser a escolha ideal. O sistema de pirâmide de cartas de cada Era parece meio chatinho de montar à princípio, mas é algo muito bem pensado e que ajuda bastante na questão da rejogabilidade. O manual é bem ilustrado e fácil de entender, permitindo aprender e ensinar as regras, que de um modo geral são bem simples, sem maiores dificuldades. Porém, devido à extensa iconografia das cartas e maravilhas, que podem causar alguma confusão nas primeiras partidas, não recomendo muito como primeiro jogo para jogadores iniciantes.

 


Ficha do jogo:

 


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