29/08/2021

Review: Um Lugar Silencioso 2


Continuando os traumáticos eventos do primeiro filme, Um Lugar Silencioso 2 traz ainda mais sustos, surpresas e desafios para a família Abbott, que parte em busca de outros sobreviventes na luta contra as terríveis criaturas.





Um Lugar Silencioso 2 - Crítica (sem spoilers)

Um Lugar Silencioso surpreendeu a todos em 2018 com uma ideia simples mas muito bem executada, um terror psicológico com uma família no centro de tudo, tentando sobreviver num cenário hostil em que manter-se em silêncio é uma questão de vida ou morte.

O sucesso do primeiro filme possibilitou essa sequência que não é apenas mais do mesmo com orçamento maior. Um Lugar Silencioso 2 traz novos elementos que não só ampliam os horizontes do mundo apocalíptico onde se passa a história, mas é uma continuação direta, além de trazer uma pequena prévia, da jornada da família Abbott vista no longa original.


O início do filme funciona muito bem, não só por mostrar o "dia 1" desde a aparição das criaturas assassinas, com uma pequena ideia de sua origem, mas também por reintroduzir o público rapidamente no clima de terror e tensão da franquia antes de retomar a história do ponto onde o filme anterior terminou.

Saindo do cenário da fazenda, a família explora novos lugares e interage com mais pessoas, o que pode ser bom ou, em alguns casos, uma péssima ideia. Liderados por sua mãe Evelyn, os jovens Regan e Marcus precisam superar os seus medos para amadurecer e encarar perigos ainda maiores, além de proteger seu irmão, que vimos nascer no primeiro filme.


A determinação de Regan, que assume altos riscos para passar adiante o conhecimento de como enfrentar as criaturas, e a introdução do misterioso Emmett na trama são novidades bem vindas que movimentam a história e adicionam mais elementos de suspense, além de novas oportunidades de sustos.

O confronto com as criaturas que antes foi guardado para alguns momentos-chave, aqui foi escancarado, de modo a fazer parte da narrativa. Comparações com as franquias Aliens e Stranger Things são quase inevitáveis, mas isso é positivo e mostra o quanto o trabalho do diretor John Krasinski é bom e vem evoluindo a cada filme. As cenas de ação são bem construídas e visualmente críveis, algo que se deve também à excelente atuação de todo o elenco, que consegue transmitir todo o horror e desespero das situações vividas pelos personagens.


Num filme em que o silêncio é um aspecto importante e totalmente ligado à história, os efeitos sonoros requerem uma atenção especial, algo que o filme executa com primor. A deficiência auditiva de Regan também é usada de forma inteligente, criando tensão e ótimas cenas com a personagem. Outro recurso muito bem utilizado pelo roteiro é uma espécie de "contagem regressiva" em cenas onde a ausência de oxigênio cria uma camada extra de tensão, apresentando uma ameaça invisível e igualmente letal, para além do conflito com as criaturas. 

Por ser uma sequência, ainda que com algumas novidades como a adição de uma segunda fraqueza às criaturas, o diretor conseguiu aproveitar o tempo, que normalmente seria gasto com apresentações, trabalhando melhor os personagens, sobretudo os mais jovens, aprofundando seus dramas, seus medos, o senso moral, e a interação com o mundo e as pessoas, dentro e fora da família. 


Ficha Técnica



Veredito: Um Lugar Silencioso 2 pode não trazer o sentimento de inovação do primeiro filme, mas consegue ser ainda mais assustador, mantendo um alto nível de tensão e suspense no ar praticamente o tempo todo, e contando com bem mais cenas de ação, num ritmo frenético, de confrontos com as criaturas. As atuações do elenco principal são muito convincentes, com destaque para as ótimas Emily Blunt e Millicent Simmonds e para o estreante na franquia Cillian Murphy. Apesar de ser uma experiência completa, ainda que curta, e muitíssimo recomendada a todos os que gostam de um suspense daqueles de fazer prender a respiração, o filme termina pedindo por uma continuação (já confirmada), deixando aquele gostinho de "quero mais".



Galeria





* O público conheceu a família Abbott no primeiro filme, no ‘Dia 89’, depois da invasão alienígena, que não foi mostrada. Um Lugar Silencioso 2 traz em cenas de flashback o aterrorizante e sangrento ‘Dia 1’, para depois continuar do ponto onde o filme anterior terminou.

* Um Lugar Silencioso 2 retoma a parceria cinematográfica que o gerou: John Krasinski novamente escrevendo e dirigindo a atriz Emily Blunt, com quem é casado na vida real há 8 anos. 

Apesar de o primeiro filme terminar em um gancho, uma sequência nunca foi planejada. No entanto, a ideia de como as pessoas estavam sobrevivendo e como o mundo poderia seguir em frente eram questões que todos levantavam, o que fez Krasinski considerar uma continuação para a história.

* Enquanto o primeiro filme aconteceu quase inteiramente em um mesmo local, na Parte 2 a busca da família por outros sobreviventes os leva a uma jornada perigosa por novos lugares. O diretor declarou que se inspirou em filmes como Onde os Fracos Não Têm Vez, Bravura Indômita e Sangue Negro para criar esses novos e desolados cenários. 



Para mais reviews de filmes acesse: Filmes!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário