12/01/2022

Ghostbusters: Mais Além - Opinião


Nostalgia e renovação na medida certa!




Ghostbusters: Afterlife • 2021 
Aventura/Comédia/Terror • 2h04min • 12 anos
Direção: Jason Reitman
Elenco: Mckenna Grace, Finn Wolfhard, Carrie Coon, Paul Rudd,
Logan Kim, Celeste O'Connor
Nota: 4,0 (de 5) • Onde Assistir: Cinemas


Opinião (sem spoilers)

Uma mãe solo e seus dois filhos se mudam para uma nova cidade e descobrem que têm uma conexão com os Caça-Fantasmas originais e o legado secreto de seu avô.

Nostalgia é a palavra que melhor define esse filme que, fazendo um trocadilho com o título, vai além de um mero reboot, trazendo uma história que pega elementos do primeiro filme e cria coisas novas a partir deles, funcionando quase como uma continuação.

As muitas referências ao universo dos Ghostbusters, e também ao de outras obras, reforçam a sensação de familiaridade ao assistir, e ilustram todo o cuidado e dedicação com que o diretor Jason Reitman, filho do veterano cineasta Ivan Reitman, que dirigiu os dois primeiros longas, trabalhou para dar vida a um ótimo roteiro, que ele mesmo escreveu, em parceria com Gil Kenan. 


O bom humor, característico da série, mescla muito bem piadas mais inocentes, com outras em tom de ironia, e se faz presente também nas cenas de terror e de ação.

Os novos personagens (adolescentes e adultos) são ótimos e a escolha do elenco foi muito acertada, elevando o carisma lá em cima. É curioso notar como a estrutura na formação da equipe do filme original foi replicada aqui, contando com personagens "teens" de perfis muito próximos aos de suas contrapartes adultas, mas também com características próprias e diferenciadas o bastante para torna-los únicos.

A mudança de cenário, de Nova York para um ambiente mais rural, ajuda na construção dos mistérios da trama, além de proporcionar um atmosfera familiar muito bem vinda à obra.

Os efeitos especiais são bem feitos, atualizando o visual dos fantasmas, raios e equipamentos, e a trilha sonora cria o clima certo para cada momento do filme.

Claro que os temas clássicos não poderiam faltar, empolgando e aquecendo o coração dos fãs a cada vez que são tocados.


O final do filme, que traz uma reunião inesperada e muito tocante, é uma bela homenagem a todo o legado dessa franquia tão querida por todos.

Lembrando que o filme tem 2 cenas pós-créditos.

Veredito: Ghostbusters: Mais Além é um filme claramente feito para agradar aos fãs, mas, no bom sentido. Todo o clima de aventura/comédia com fantasmas do primeiro Caças-Fantasmas está presente aqui, porém com uma pegada mais familiar. Apesar de praticamente seguir o mesmo roteiro do filme de 1984, o elenco e as boas sacadas do diretor nos fazem comprar a ideia de uma renovação, sem deixar de lado o legado da franquia. Ou seja, o filme é uma grata surpresa em meio a essa atual onda de "reboots" e merece ser visto por pessoas de todas as gerações. Altamente recomendado!




Outros Destaques e Curiosidades (Com Spoilers) 

Agora vou mencionar algumas curiosidades e momentos específicos da produção, portanto, deixo aqui o aviso de spoilers e recomendo retornar para ler essa parte da matéria após assistir ao filme.

* O professor Gary Grooberson, interpretado por Paul Rudd, parece ser um grande fã de filmes de terror dos anos 1980 e, durante suas aulas, exibe em VHS para seus alunos dois filmes clássicos desse gênero. O primeiro é "Cujo", filme de 1983, baseado numa obra de Stephen King, a respeito de um cão raivoso que ataca pessoas. O segundo, e mais famoso, é "Brinquedo Assassino", filme de 1988 que conta a história de um boneco, Chucky, possuído pela alma de um cruel assassino. Uma divertida homenagem ao cinema da época, sem dúvidas!

* Praticamente uma refilmagem do longa original de 1984, esta produção trouxe de volta o vilão Gozer, o cão infernal Zuul e até mesmo o simpático Stay Puft (o monstro de marshmallow), numa versão mirim. Outro fantasma que retornou foi o desengonçado Geleia. Porém, não gostei muito das mudanças, a meu ver, desnecessárias, que fizeram no visual do personagem.

* Exceto por Rick Moranis, todo o elenco principal dos filmes dos Caça-fantasmas está presente em Ghostbusters: Mais Além. Harold Ramis, o Egon, faleceu em 2014, mas foi recriado digitalmente para um reencontro emocionante com seus antigos companheiros. Mais do que homenagear esse incrível ator, o filme utiliza a figura de Egon como um elemento essencial à trama, e o faz de maneira muito sensível, afetuosa e respeitosa. 

* O filme tem duas cenas pós-créditos: Na primeira vemos Dana (Sigourney Weaver) e Venkman (Bill Murray) recriando uma divertida sequência do primeiro longa. Na segunda, vemos Winston (Ernie Hudson), que agora é um bem sucedido empresário, comprando o antigo posto de bombeiros dos Caça-Fantasmas. Isso deixa em aberto o futuro da franquia para uma continuação, que ainda não foi confirmada.

Para mais reviews e matérias especiais sobre filmes, acesse: Filmes!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi



Nenhum comentário:

Postar um comentário