14/01/2022

Review: Coleção Clássica Marvel: Homem-Aranha Vol. 1


As primeiras histórias do Homem-Aranha!




Resenha (sem spoilers)

Quase um ano após a criação do Quarteto Fantástico em parceria com Jack Kirby, Stan Lee teve a ideia de criar um herói diferente, um adolescente com problemas comuns como falta de dinheiro e bullying na escola, que acidentalmente é picado por uma aranha radiotiva e aprende, a duras penas, que com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Surgia então, em 1962, em parceria com Steve Ditko, o Homem-Aranha.

Neste primeiro volume da Coleção Clássica Marvel que, como o nome já diz, pretende republicar antigas histórias dos heróis Marvel, temos as 6 primeiras aventuras de Peter Parker, na ordem exata em que foram publicadas originalmente. 

É uma ótima oportunidade para fãs de quadrinhos,  novos ou não, acompanharem as origens do personagem, a um preço relativamente acessível.


Os roteiros de Stan Lee são dinâmicos e, apesar de talvez parecerem um pouco ingênuos para os dias atuais, são muito divertidos, colocando o nosso "amigão da vizinhança" em diversas situações inusitadas, como ter sua máscara rasgada durante um combate, ou precisar encontrar o melhor ângulo para tirar uma foto que possa estampar as páginas dos jornais e assim render uma grana para Peter, de modo que, combater os vilões, nem sempre é o maior dos problemas.

Ser jovem nos anos 1960 era bem diferente de hoje em dia, isso se reflete no vocabulário, nos costumes, nas roupas... mostrados nas histórias. Mas ainda assim, é possível se identificar com Peter Parker, que precisa estudar e trabalhar para pagar as contas e ajudar a sua tia May, além de conciliar sua vida dupla como um garoto tímido do bairro do Queens, em Nova York, e um super-herói famoso, que gosta de tirar sarro dos seus inimigos enquanto luta com eles. 

Os desenhos de Steve Ditko possuem um estilo clássico inconfundível, que pode ou não agradar, dependendo do gosto do leitor, mas que certamente tem um grande valor histórico.

A edição possui ainda todas as capas originais e interessantes textos que dão um breve panorama da época em que as revistas foram publicadas, enriquecendo ainda mais a experiência da leitura.


Veredito: Entre todas as incríveis criações de Stan Lee para a Marvel, o Homem-Aranha talvez seja o mais humano e popular de todos. E nessa época, em especial, no início de sua carreira super-heroica, há um tipo de inocência que encanta e nos transporta para um momento em que a vida parecia mais simples. Isso, associado ao valor histórico ou nostálgico dessas histórias, faz valer muito a pena ter essa revista na coleção. Para ler, reler e passar adiante para que as próximas gerações também possam conhecer as origens deste herói espetacular!


Ficha Técnica



Galeria de capas



Para mais reviews de quadrinhos acesse: Quadrinhos!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário