08/02/2022

Batman: O Impostor 1 - Opinião


Resenha rápida (sem spoilers) da HQ




Batman O Impostor Vol. 1 (de 3) - Edição Especial - OUT/2021
Super-heróis - 48 páginas/Capa Cartão - DC/Panini - R$ 14,90 - 18 anos
Autores:  Mattson Tomlin (roteiro), Andrea Sorrentino (arte)
Edições: Batman The Imposter 1
Prós: Bom roteiro, instigante, e que apresenta um interessante perfil investigativo e psicológico do herói; ótima arte em estilo realista
Nota: 3,5 (de 5) 


Lançado pelo selo Black Label, a linha de quadrinhos para maiores de 18 anos da DC, essa história traz um Batman ainda jovem e inexperiente tendo de lidar com uma fúria interior muito grande, em sua cruzada contra os criminosos de Gotham.

Ao folhear já as primeiras páginas, é possível notar um certo estilo cinematográfico aplicado à narrativa. Os quadros são montados como frames de um filme, com cenas de ângulos abertos e "closes" nas expressões dos personagens. O visual, tanto do Batman quanto de Bruce Wayne, lembra bastante o da nova produção da Warner/DC. 

A própria DC declarou que esse material conversa diretamente com o vindouro filme do Batman de Matt Reeves e Robert Pattinson, apesar de ser uma trama original. Isso se deve, principalmente, ao fato de o autor Mattson Tomlin, ser também co-roteirista do novo longa.


Essa estrutura, que é muito valorizada pela bela arte de Andrea Sorrentino, ajuda a passar um clima de filme policial, em que há evidências destacadas nas cenas de crime, pistas a serem decifradas e perfis psicológicos a serem traçados, inclusive do próprio Batman e de sua identidade, Bruce Wayne. Algo que, a meu ver, é uma das grandes sacadas do autor.

Tudo isso colabora para instigar o leitor a querer descobrir quem é que está se passando pelo herói e quem, dos muitos figurões da cidade, iria se beneficiar de um golpe contra a imagem do morcego.

Fugindo um pouco do lugar comum, a história afasta figuras conhecidas como Alfred e o Comissário Gordon, e mesmo vilões como Falcone, Pinguim e outros, para inserir novos personagens tanto no cenário político/econômico de Gotham, como no Departamento de polícia da cidade. Isso proporciona não somente um clima de novidade, mas também de imprevisibilidade, uma vez que não conhecemos as ações e os limites desses estreantes. 

O formato e o preço mais acessível da publicação são um acerto da editora Panini. E, apesar de ter bastante cenas de violência, não vi nada chocante demais que justifique uma indicação para maiores de 18 anos Ao menos neste primeiro volume.

Veredito: As histórias em que o Batman encarna sua faceta de detetive estão entre as minhas preferidas, e Batman: O Impostor, traz esse elemento, ainda que, por enquanto, de forma tímida. A relação com o filme, mesmo que apenas na atmosfera, pode ser um atrativo, e os personagens coadjuvantes têm um inesperado e positivo destaque. É cedo pra dizer qual o real potencial da obra, mas esse início foi bom e despertou a curiosidade de seguir acompanhando. Recomendo!




Para mais reviews de quadrinhos acesse: Quadrinhos!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi



Nenhum comentário:

Postar um comentário