Profile: Capitão América

Criado para inspirar os soldados americanos contra os nazistas durante a segunda guerra mundial, o Capitão América poderia ser considerado ultrapassado nos dias de hoje. Porém, acima do símbolo que ele representa está um forte ideal de justiça que move suas ações. Algo que faz dele um personagem atemporal, um líder nato e um dos maiores ícones do universo Marvel.







Nome Real: Steven "Steve" Rogers
Identidade: Conhecida
Apelidos: Capitão, Sentinela da Liberdade
Gênero: Masculino 
Altura: 1,85 m
Peso: 108 kg 
Cor dos olhos: Azuis 
Cor do cabelo: Louro
Local de nascimento: Washington D.C. (EUA)
Ocupação: Ex-militar, agente da S.H.I.E.L.D., ilustrador free-lancer
Base de operações: Nova York, território americano
Grupo a que está afiliado: Vingadores, Vingadores Secretos
Primeira Aparição: Captain America Comics #1 (EUA, março de 1941)
Parentes e amigos: Joseph Rogers (pai, falecido), Sara Rogers (mãe, falecida), Bucky Barnes (Soldado Invernal), Sam Wilson (Falcão), Nick Fury, Dum Dum Dugan, Tony Stark (Homem de Ferro), Clint Barton (Gavião Arqueiro), Thor, Sharon Carter (namorada)





Histórico

Steve Rogers era um jovem estudante americano que sonhava em servir às Forças Armadas. Por ocasião da Segunda Grande Guerra, Steve tentou alistar-se, mas foi rejeitado por sua fraca constituição. 

Foi então que um oficial de alto escalão do exército lhe ofereceu uma chance de ajudar seu país experimentando um soro super secreto que o tornaria fisicamente superior a qualquer outro homem. Assim surgiu o lendário Capitão América.

Após passar por um rigoroso treinamento em combate, Steve recebeu um uniforme especial com as cores da bandeira americana, um escudo virtualmente indestrutível, e a patente de Capitão. 

A seguir, foi enviado à Europa para combater os nazistas ao lado de outros heróis como Namor (o príncipe submarino), o primeiro Tocha Humana (um andróide), e seu inseparável amigo e parceiro, Bucky Barnes. 

Após inúmeras vitórias, enfrentando inimigos como o Caveira Vermelha, o Barão Von Strucker, Arnim Zola, e o primeiro Barão Zemo, o Capitão e seu parceiro desapareceram misteriosamente em sua última missão contra as forças do Terceiro Reich.

Muitos anos depois, o corpo do Capitão foi encontrado, congelado, em estado de animação suspensa nas águas do Atlântico Norte. Milagrosamente, Steve havia sobrevivido e agora precisava se adaptar a tempos mais modernos. Assim, ele se juntou a um grupo de heróis conhecido como os Vingadores e desde então passou a lutar pela liberdade e a justiça ao lado de seus novos amigos. 

Líder nato, Steve Rogers comandou diversas formações de Vingadores, um feito e tanto para alguém que é um pouco mais que um humano normal entre deuses e seres com poder cósmico. Agindo solo, o Capitão contava com a ajuda de amigos como Sam Wilson, o Falcão, em batalhas contra a H.I.D.R.A., a I.M.A. e outras organizações criminosas que praticavam terrorismo e atos que visavam a dominação global.

Nos tempos da 2a guerra mundial, Steve foi apaixonado e teve um romance com Peggy Carter, com quem servia ao lado dos aliados. Curiosamente, muitos anos mais tarde, Steve acabou se envolvendo com a sobrinha-neta de Peggy, a agente da S.H.I.E.L.D. Sharon Carter.

Mas, durante a chamada Guerra Civil, a comunidade de super-heróis se dividiu no impasse de revelar ou não suas identidades ao público. Maior defensor do direito de preservação da identidade, Steve Rogers acabou sofrendo uma trágica morte pelas mãos de sua amada Sharon, no desfecho de um terrível plano arquitetado pelo maior inimigo do Capitão, o Caveira Vermelha. 

Bucky Barnes então ressurgiu e assumiu o escudo de seu antigo parceiro, e assim permaneceu por um bom tempo mesmo após o surpreendente retorno de Steve Rogers. 

De volta à vida, Steve foi convocado pelo presidente dos EUA para ser o novo comandante da S.H.I.E.L.D. no início da chamada Era Heróica. Steve então liderou uma equipe de Vingadores Secretos, perdoou Sharon e reatou o relacionamento, antes de enfim retornar aos Vingadores originais.

Com ou sem patente, com uniforme patriota ou não, Steve Rogers sempre levanta seu escudo em defesa dos mais necessitados, combatendo o mal e a injustica, esteja onde estiver. 




Ficha Técnica

Vantagens: Força, agilidade, reflexos e resistência física acima do normal, além de cura acelerada e envelhecimento retardado, graças ao soro do super-soldado que corre em suas veias. Treinamento Militar em combate corporal e estratégico. Seu escudo é praticamente uma extensão de seu corpo e pode ser arremessado com enorme precisão.

Fraqueza: Apesar de suas incríveis habilidades táticas e físico aprimorado, o Capitão América ainda é apenas humano, o que o torna vulnerável diante do nível elevado de ameaças que os Vingadores costumam enfrentar.


Arqui-Inimigos: Caveira Vermelha, H.I.D.R.A., Barão Zemo, Ossos Cruzados, Víbora, Barão Von Strucker, Arnim Zola, M.O.D.O.K.


Melhores Momentos: Quadrinhos: Fase Clássica (Stan Lee\Jack Kirby), Fases de Roger Stern\John Byrne e mais atual com roteiros de Ed Brubaker, Os Supremos (linha Ultimate, Mark Millar\Brian Hitch), Guerra Civil (Mark Millar\Steve McNiven)CinemaCapitão América - O Primeiro Vingador (2011), Os Vingadores (2012), Capitão América - O Soldado Invernal (2014), Vingadores - Era de Ultron (2015), Capitão América - Guerra Civil (2016); TV: Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra (desenho, 2010-2012)Games: Marvel Vs Capcom 3, Lego Marvel e Lego Avengers

Curiosidades: 

- Criado para servir de inspiração aos soldados americanos na luta contra os nazistas, o personagem ficou esquecido após o fim da guerra, retornando apenas nos anos 1960 para liderar o grupo de heróis conhecido como Os Vingadores.
- Uma história recente contou que o primeiro homem a vestir o uniforme de Capitão América não foi Steve Rogers, mas sim um soldado negro chamado Isaiah Bradley, cujo neto se tornaria o Patriota, líder dos Jovens Vingadores.
- Durante uma fase recente nos quadrinhos, o soro do super-soldado perdeu o efeito e Steve Rogers envelheceu para algo próximo da idade que teria nos dias atuais, mas isso logo foi revertido e o Capitão voltou a ser jovem novamente. Nesse período, Sam Wilson assumiu o uniforme do amigo, e continua a atuar ainda hoje como uma nova versão de Capitão América.




Capitão América (Captain America) - Marvel Comics - criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby.

Atributos dos Heróis nos Profiles: Classe: É dividida em 3 grupos "C - Heróis humanos, B- Heróis humanos Super Capacitados e A - Heróis Super-humanos" e 4 níveis de poder. Ex.: B2 está acima de C4 e abaixo de B3 e A1. Força: Força Física; Velocidade: Escala de velocidade km/h e, em menor grau, de agilidade; Resistência: Resistência física a danos diversos; Inteligência: Capacidade de análise, planejamento, raciocínio e conhecimento; Poderes: Escala de poder(es) naturais, ou proporcionados por armas e equipamentos, e suas possibilidades; Habilidades: Experiência, liderança, auto-controle, capacidade de superar desafios e vencer combates. Escala: As graduações variam de 1 (homem comum) a 12 (super-homem). Uma graduação em um mesmo atributo é sempre 2x maior do que o valor imediatamente inferior (essa multiplicação é acumulativa). Ex.: Força: 10 é 2x maior do que Força: 9, 4x maior do que Força: 8, 16x maior do que Força: 7, e assim sucessivamente. Os valores aqui atribuídos foram baseados em dados disponibilizados na internet pela própria Marvel e DC.



Matéria produzida e publicada por Marcelo Delmanto em 15/12/2016.


Artigos semelhantes:
Profile - Wolverine
Profile - Homem de Ferro

Profile - Batman