Dota: Dragon's Blood conta a história da Mirana, uma guardiã à procura das Flores de Lótus roubadas, e de Davion, um cavaleiro matador de dragões que, ao enfrentar um dragão ancião, tem seu destino alterado para sempre.
DOTA Dragon´s Blood - Crítica
Inspirado no game de sucesso DOTA 2, de 2013, essa série em anime foi produzida pelo Studio Mir, o mesmo de A Lenda de Korra, e estreou na Netflix no último dia 25 de março, uma primeira temporada com 8 episódios.
Fãs do game deverão reconhecer alguns dos personagens, com boa parte de suas características e poderes especiais. Porém, a série não se limita em ser algo específico para os jogadores de DOTA, com um enredo próprio e totalmente acessível a qualquer pessoa.
O que mais chama atenção no primeiro episódio do anime, além de sua bela produção de arte, é o quanto ele consegue nos mostrar do protagonista Davion em tão pouco tempo. Em poucos minutos já sabemos quem e como ele é, o que o motiva, como ele é visto pelas outras pessoas e boa parte de suas habilidades de luta. O mesmo acontece com os outros dois protagonistas, a princesa Mirana, e a elfa Fymryn.
Alguns poderão dizer que o ritmo diminui a partir do segundo episódio, mas esse é um tempo necessário para apresentar bem esses personagens para os que não estão familiarizados com o game, além de mostrar lugares e outras figuras como o Mercador, que compõem o universo de DOTA 2.
A trama por sinal me chamou a atenção pois, apesar de simples, é bem executada, com bons diálogos, que não poupam palavrões e conotações mais adultas, e explicam conceitos tais como o conselho dos Eldwurn, dragões anciões lendários, de forma descomplicada e integrada com uma sequencia de ação, impedindo que ela se torne chata ou didática demais.
As motivações dos vilões, do dragão Slyrak, e da personagem Luna, também foram trabalhadas a contento, de modo que é possível torcer por um ou por outro, dependendo do ponto de vista que a história nos mostra. Já outros como Bram, o fiel escudeiro de Davion, e Kaden, um caçador de dragões experiente, são mostrados e depois abandonados por um bom tempo, no que pareceu um certo desperdício de potencial.
O visual do anime é muito bom, misturando o que parece ser animação clássica, desenhada a mão, com modernas técnicas em 3D. O design dos personagens e dos dragões é bem marcante, e os cenários são lindos e bem variados. A ação transcorre de forma fluída na tela e a violência gráfica pode surpreender aos desavisados que não repararem que se trata de uma série para maiores de 16 anos. A trilha sonora e os sons das batalhas remetem ao dinamismo do game, assim como os efeitos dos "golpes especiais" dos personagens.
Apesar do bom roteiro, que deixa um belo gancho para uma praticamente certa segunda temporada, esse chamado "livro um" traz uma parcela muito pequena do vasto conteúdo criado para o game. São poucas as raças e criaturas mostradas aqui, e pouco é dito sobre as demais regiões, artefatos e locais importantes deste mundo. Se por um lado isso cria algo mais contido e de fácil compreensão para o público em geral, pode causar certa frustração à legião de fãs de DOTA que esperavam há muito tempo por uma adaptação mais fiel do seu jogo preferido.
Personagens principais
Cavaleiro da ordem dos caçadores de dragões, Davion já encontrou e derrotou 5 dos 8 tipos de dragões existentes. Corajoso e honrado, Davion é um pouco debochado e não foge de uma boa briga. Porém, sua ligação com o dragão ancião Slyrak, lhe trouxe grandes problemas e deveres.
Princesa de Bosque Nightsilver, ou Noiteprata, uma grande cidade-fortaleza humana que um dia já foi o lar dos elfos. Por não ter sido capaz de impedir o roubo das flores de lótus pela elfa Fymryn, Mirana foi exilada e partiu junto de sua guarda-costas Marci, e sua montaria Sagan, em busca da ladra.
Jovem elfa com poderes de se teletransportar por curtas distâncias. Fymryn é fiel à antiga deusa da lua Mene, que fora destruída e substituída por Selemene. A elfa acredita que ao roubar as flores de lótus do Bosque Noiteprata e leva-las ao Invocador, conseguirá trazer sua deusa de volta.
A mais devota e poderosa general da deusa Selemene incumbida de resgatar as flores roubadas e acabar com a rebelião de elfos que deseja retomar o controle sobre o Bosque Noiteprata. Luna é extremamente fiel à sua deusa e acredita que Mene é uma deusa das trevas, que jamais deverá retornar.
Misterioso e recluso em sua torre, esse poderoso mago elfo tem um passado obscuro com a deusa Selemene, com quem teve uma filha. Traído pela deusa em seu momento de maior desespero, o mago parece ter planos próprios para ajudar Davion e seus amigos, assim como a jovem Fymryn, em suas jornadas.
Deusa da Lua, vaidosa e carente por amor e devoção, Selemene parece odiar aos elfos, cuja a maioria se recusa a venera-la e insiste em se lembrar da antiga deusa Mene. Para subjuga-los, a deusa canaliza parte de seu próprio poder em Luna e seu exército, tornando-os muito mais fortes.
Uma espécie de demônio antigo que existe desde a criação do mundo e aguardava ansiosamente pelo momento de atacar. Terrorblade age de forma sorrateira, fazendo barganhas e se apossando de seres enfraquecidos para concretizar seus planos sombrios de conquista e destruição.
Ficha Técnica
Veredito: Sendo ou não um jogador de DOTA 2, esse anime tem qualidades o suficiente para cativar à boa parte das pessoas que gostam de RPG, cavaleiros, dragões e fantasia medieval. O roteiro simples e a bela arte tornam os seus 8 episódios fáceis de acompanhar e dá vontade de partir para uma segunda temporada, quando ela vier. Só fica uma impressão de que os produtores meio que economizaram um pouco do vasto conteúdo do game, guardando muita coisa para possíveis continuações, ao invés de já dar pistas de que isso é só parte de um universo bem mais rico, e com milhões de jogadores em todo o mundo. No fim das contas é um bom anime, uma grata surpresa entre os originais da Netflix.
Resenha escrita, produzida e publicada por Marcelo Cardoso em 01/04/2021.
Para mais reviews e matérias sobre animes e mangás acesse: Animes&Mangás!
Para adquirir diversos produtos ligados à DOTA com ótimos preços e toda a segurança e confiabilidade da Amazon e ainda ajudar o blog a continuar gerando conteúdo gratuito é só acessar um dos links abaixo e realizar a compra de qualquer produto de sua preferência:
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário