Este primeiro volume de uma nova e aguardada coleção que pretende publicar, na íntegra, uma das mais aclamadas fases do Homem de Aço nos quadrinhos, reconta a origem do Superman pelas mãos do talentoso John Byrne!
A Saga do Superman - Volume 1 - Crítica
O ano era 1986, a DC Comics tinha acabado de zerar toda a extensa e confusa cronologia de sua vasta galeria de heróis e vilões com a mega-saga/evento Crise nas Infinitas Terras, e precisava de alguém para reformular toda a mitologia e a origem de um de seus principais personagens: o Superman.
A tarefa não seria nada fácil pois, àquela altura, o Superman já havia acumulado uma porção de poderes, muito além dos que conhecemos hoje, tais como super-ventriloquismo, super-memória, superinteligência, super-hipnotismo, super-olfato, super-tato... enfim, tudo de "super" que se possa imaginar, e ainda exageros como poder mover planetas com sua força ou deslocar-se mais rápido do que a velocidade da luz, tudo isso herança dos muitos roteiristas que trabalharam em suas histórias ao longo dos anos. Naturalmente, com tantos poderes, era praticamente impossível criar algum desafio que fizesse jus a ele.
Além disso, ele já não era mais o último sobrevivente de Krypton, tendo não só a Supergirl como remanescente de seu lar, como também um Supercão, Supergato, Supermacaco...
Para organizar tudo isso e criar uma nova e definitiva versão do herói foi chamado o roteirista/desenhista John Byrne, já famoso naquela época por trabalhar na editora concorrente, a Marvel Comics, e produzir excelentes histórias em títulos como X-men e Quarteto Fantástico.
John Byrne estava no auge de seu traço e de sua criatividade quando produziu essa minissérie em 6 partes, que integra este volume. Aqui acompanhamos o herói desde a sua partida do condenado planeta Krypton, ainda bebê, enviado num foguete para a Terra por seu pai biológico Jor-El, até os primeiros encontros com personagens como Lois Lane, Batman e Lex Luthor.
A meu ver, o autor acertou em não dar muito destaque à herança kryptoniana do personagem num primeiro momento, contando apenas o necessário para situar o leitor, e nos dando a oportunidade de nos apegar ao lado humano do herói, ao mesmo tempo em que vamos descobrindo mais coisas, aos poucos, junto com ele. Isso reforça a sensação de que, embora vindo de outro mundo, Superman é, em essência, um "filho" do planeta Terra.
Muito dessa humanidade transmitida pelo herói vem da personalidade gentil e altruísta que ele exibe, tanto no trato dos pais, como dos amigos, das pessoas que ele salva e até mesmo dos seus agressores. É o heroísmo na sua essência mais pura e retratada aqui com rara maestria.
Mas, quando confrontado em seus valores, como ao não concordar com os métodos do Batman no combate ao crime, ou diante das maquinações vis do inescrupuloso Lex Luthor, o Homem de Aço apresenta uma postura firme e grande determinação em fazer com que a justiça prevaleça.
O autor também não se esquiva de criar explicações para coisas como o porquê de as roupas do Superman não rasgarem facilmente, ou os métodos usados por Clark para disfarçar sua identidade heroica. Outro detalhe que chama a atenção é o bom humor do personagem, e o início de sua "admiração" por Lois Lane.
Lois, por sinal, é retratada não só como uma audaciosa repórter, mas também uma mulher de personalidade forte, que sabe bem o que quer e não se dobra a ameaças, suborno ou galanteios fúteis. A relação dela com Clark e com o Superman vai sendo construída aos poucos e de forma sempre interessante. A rivalidade amigável com Batman e a origem do ódio que Luthor nutre pelo Superman são mostradas também de forma muito competente. infelizmente, coadjuvantes importantes como o fotógrafo Jimmy Olsen e o editor Perry White tem pouca participação neste primeiro volume, porém, a amiga de infância de Clark, Lana Lang, tem grande destaque no capítulo 6, assim como uma projeção de Jor-El, que traz valiosas informações sobre a história e o legado de Krypton.
A arte de John Byrne tem um estilo gráfico limpo e inconfundível, que até hoje inspira outros artistas e tem a admiração de inúmeros fãs. Eu, particularmente, gosto de algo mais estilizado e moderno, mas aprecio também o trabalho de desenhistas que se enquadram num modelo mais "clássico", entre os quais considero Byrne um dos melhores.
Apesar de considerar o roteiro excelente, ele é um produto de uma outra época, de modo que é notória uma maior quantidade de texto nas páginas, algo que pode desagradar leitores menos dedicados ou que prefiram histórias mais visuais, com menos diálogos e trechos descritivos.
A produção da Panini Comics é de boa qualidade. Apesar de ter um papel teoricamente inferior ao de seus títulos mensais, o modelo se encaixa bem nesse tipo de material. A lamentar somente o preço que subiu consideravelmente em relação a coleções semelhantes como Lendas do Universo DC.
Esse primeiro volume, como mencionado, compila as 6 edições originais da minissérie The Man of Steel, de 1986. A editora Panini tem planos de lançar um total de 12 volumes de 160 páginas abrangendo toda a fase de John Byrne, que durou de 1986 a 1988. Os demais volumes continuarão a história trazendo conteúdo de dois títulos mensais da época, as revistas Superman e Action Comics, ambas produzidas por Byrne.
Ficha Técnica
Veredito: Apesar de ter o Superman entre um dos meus heróis favoritos, e gostar de boa parte das sagas protagonizadas por ele, admito que nem todos os autores são capazes de capturar e transmitir tão bem a essência do herói quanto John Byrne conseguiu nesta obra. O Superman de Byrne é poderoso, e tem plena noção disso, se contendo diante de criminosos comuns, mas usando força total contra o Bizarro por exemplo, após constatar que ele não era de fato um ser vivo. Ele possui a gentileza e o carisma vistos nos clássicos filmes dos anos 1980, e ainda assim é bastante eficaz em combate, o que prova que transforma-lo num ser mais violento e atormentado nem sempre é necessário para torna-lo relevante. Se você gosta de quadrinhos de super-heróis e tem interesse por uma série atemporal, bem desenhada e bem escrita, do Superman, recomendo fortemente essa edição!
Galeria
Para adquirir essa HQ com frete grátis (Prime), acesse: https://amzn.to/3H4d5BS
Para mais reviews de quadrinhos acesse: Quadrinhos!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!
Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi
Nenhum comentário:
Postar um comentário