18/07/2021

Review: Super Smash Bros. Ultimate


Mario! Sonic! Link! Ryu! Pikachu! Todos os seus personagens favoritos da Nintendo e dos videogames, estão de volta, reunidos em arenas inspiradas em cenários de games onde impera o caos em lutas frenéticas e super divertidas! 





Super Smash Bros. Ultimate - Crítica

Sem desmerecer Mario Party, mas a verdadeira festa da Nintendo é a série Smash Bros. Reunindo a nata dos personagens da Big N, além de convidados muito especiais, o título se reafirma, a cada nova versão, como um dos títulos mais esperados e adorados pelos fãs no mundo todo. 

E não é pra menos, Super Smash Bros Ultimate chega com um elenco vasto, recheado de estrelas, jogabilidade incrível, muitos extras e excelentes gráficos! O visual dos personagens e dos cenários está muito bonito, com muitas cores, itens e elementos explodindo na tela. A movimentação dos lutadores é precisa e é muito fácil sair jogando, mesmo na primeira vez. A câmera costuma ficar um pouco afastada para dar uma visão geral da arena, mas pode dar um zoom de aproximação, dependendo do momento.


Claro que quem não conhece a série pode ficar um pouco confuso com o caos que reina na tela, uma vez que esse não é um jogo de luta tradicional em que vence quem tirar mais energia do adversário. Aqui, o objetivo é jogar seus oponentes para fora do cenário, mais ou menos como numa luta de sumô, empurrando, chutando ou aplicando golpes que o façam voar para longe. Existe uma barra de energia, mas ela serve para determinar o quanto seu personagem está vulnerável a ser expulso da arena, ou para indicar o vencedor caso acabe o tempo. 

Alguns personagens são mais ágeis, o que facilita a esquiva, outros são mais pesados e difíceis de eliminar. Os comandos básicos são bastante simples, com um botão para pular, um para ataque normal e outro para especiais, mas dominar o estilo de cada lutador vai exigir uma boa dose de treino e tempo de jogo, uma vez que as habilidades e poderes são bem diversificados. Existe ainda uma imensa variedade de itens que aparecem nas arenas e podem ajudar, ou atrapalhar, na corrida pela vitória. 

A máxima do jogo, além da diversão,  é oferecer muitas opções ao jogador. Sendo assim, é possível personalizar os golpes, atributos e o visual de todos os personagens. Além disso, é possível utilizar seus mii, os avatares da Nintendo, escolhendo roupas, armas, estilo de luta e os golpes que eles vão utilizar.

Quer mais? Se você se cansar dos vários e divertidos cenários que o jogo oferece, existe a opção de criar seu próprio campo de batalha, com uma grande quantidade de plataformas, itens e músicas para escolher.


Os cenários e a trilha sonora do game são um show à parte. Homenageando grandes jogos da Nintendo, como Super Mario, Starfox, Donkey Kong, Metroid e Zelda, além de outros como Pac-man e Megaman, os cenários são vivos e trazem elementos, e até chefes, vistos nesses jogos. Além disso, cada cenário possui duas versões. A parte musical também mereceu atenção especial dos desenvolvedores, com belas composições e sons que recriam todo o ambiente visto nos games originais que os inspiraram. Na arena do Sonic por exemplo, temos um ambiente inspirado na primeira fase do game, com música, efeitos sonoros e itens tirados do clássico da Sega.

A quantidade de personagens é absurda e vai muito além dos jogos da Nintendo, trazendo também figuras lendárias de games como Metal Gear, Castlevania, Final Fantasy, Bayonetta, e claro, Street Fighter. Alguns deles não estão disponíveis desde o início. Para libera-los é preciso vence-los em combate quando aparecerem e isso depende da quantidade de vezes que você jogar. Ou seja, quanto mais você jogar, independente de perder ou ganhar, mais personagens terá a sua disposição para escolher. 


Ao contrário de Mario Kart 8 que tinha uma porção de personagens praticamente iguais, aqui cada um é diferente, e mesmo versões de um mesmo lutador, como o Mário tradicional e o Dr. Mário, tem estilos e golpes totalmente diferentes, o que estimula ainda mais a completar a coleção.

Existe também uma grande quantidade de itens, cenários, músicas, roupas e até modos de jogo para serem desbloqueados. E tudo isso é liberado enquanto você joga e se diverte com o game, o que torna cada conquista ainda mais prazerosa. 


Diversão, aliás é a palavra-chave por aqui. Mesmo quem não gosta de jogos de luta não vai conseguir segurar um sorriso quando chutar um oponente para fora da tela. E, entre tantos personagens disponíveis, é muito difícil não encontrar algum que tenha feito parte da sua infância, que seja o astro do seu jogo favorito ou que se encaixe no seu estilo de jogo. Ou ainda, tudo isso junto.

O game oferece diversos modos de jogo para entreter os jogadores, e muitas opções de configurações, o que acaba tornando um pouco confuso navegar pelo menu.

O modo Smash é o tradicional Versus, onde é possível enfrentar de 1 a 7 oponentes, controlados pelo computador ou por outros jogadores no multi-player local. Há também a opção de enfrentar jogadores do mundo inteiro através do modo online que também comporta até 8 jogadores. 

O modo Smash é, sem dúvida, o maior destaque do game, uma vez que o Nintendo Switch, a exemplo de outros videogames da Nintendo, é um console familiar que incentiva muito aquela reunião de pessoas na sala para jogar. A diversão e as tirações de sarro são garantidas, assim como é normal se perder em meio a tantas explosões, golpes e coisas saltando na tela ao mesmo tempo.


O modo online também é excelente e, atualmente, com uma boa conexão e uma assinatura da Nintendo Switch online, as lutas acontecem sem atrasos ou qualquer outra falha que atrapalhe a experiência. 

Existe ainda um modo campanha chamado World of Light, uma espécie de jogo de tabuleiro com desafios pelo caminho. Infelizmente, a história não é muito elaborada, mas é interessante joga-lo para coletar os Spirits, que é o novo tipo de "troféu" do jogo. A maioria poderá ser coletada no jogo, mas alguns são adquiridos via DLCs.

Os Spirits são "figurinhas" com artes dos mais variados personagens que conferem atributos e até algumas habilidades especiais aos lutadores do jogo. Existem 5 cores de Spirits que funcionam num sistema de jokenpô: Vermelho (ataque) vence o Verde (agarrão), que por sua vez vence o Azul (escudo), que vence o Vermelho. Os Spirits de cor Marrom são neutros. Ao enfrentar um oponente é recomendado verificar a cor que ele usa para obter vantagens. 

Essa dinâmica de colecionar Spirits e utiliza-los de forma estratégica garante muito o que fazer, aumentando assim a longevidade do game.


Quando iniciamos o modo principal (Smash), é difícil não sentir uma certa frustração ao ver que a Nintendo não se preocupou em acrescentar algum traço de história aos personagens, como acontece em outros jogos de luta. 

Não há diferença, por exemplo, entre jogar com o Pikachu ou o Yoshi, no que diz respeito à história. Claro que ambos tem características, gestos e personalidade próprias e bem distintas entre si, mas isso se limita ao campo de batalha, não havendo qualquer apresentação prévia, linha narrativa, motivações ou passado representados no jogo. Quando você está jogando com o Donkey Kong na fase dele, seria legal ver algum tipo de reação diferente do macacão. O mesmo vale para um confronto entre Mario e Bowser, grandes inimigos de quem se espera pelo menos algum tipo de provocação no início do combate. Mas isso não ocorre. Mesmo o final, é praticamente idêntico para todos os personagens.

Sobre as diferenças entre as versões de Wii U e Switch, a versão Ultimate é muito mais do que uma simples atualização. Além de trazer gráficos bem superiores e um melhor desempenho, tanto na TV quanto na tela portátil, muitos cenários e lutadores foram visualmente refeitos, os golpes especiais ficaram mais rápidos e descomplicados, e toneladas de itens, músicas e personagens, totalmente customizáveis, foram acrescentados, além de novos efeitos de iluminação que tornaram o game ainda mais bonito, transformando-o numa verdadeira versão definitiva. 


Ficha Técnica


Veredito: Apesar de achar que a Nintendo poderia ter dedicado um pouco mais de atenção ao modo história, Super Smash Bros Ultimate é sem dúvida um dos títulos mais divertidos e com maior conteúdo do Nintendo Switch e, possivelmente, o melhor game da franquia até aqui. A lista de personagens é extensa e variada, podendo chegar a mais de 70! E a customização permite não apenas trocar as cores e os golpes de cada lutador, como também mudar as regras para disputas por tempo ou número de quedas por exemplo. Os gráficos agora em Full HD e a 60 quadros por segundo, garantem um melhor visual e performance para as batalhas, e a trilha sonora é de excelente qualidade. Claramente voltado para o modo multi-player, local ou online, o game é daqueles que justifica ter mais controles em casa para reunir uma galera em frente à TV em lutas dinâmicas, nostálgicas, e extremamente divertidas.



Para adquirir esse game com frete grátis (Prime) acesse https://amzn.to/3u3XjTB

Para mais reviews de games acesse: Games!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Se quiser, deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário