Resenha rápida (sem spoilers) da HQ
Capitão América: 80 Anos - Edição Especial - JUL/2021
Super-heróis - 48 páginas - Panini/Marvel - R$ 14,90
Autores: Alex Ross, Joe Simon, Jack Kirby, John Cassaday, Steve Epting, Stan Lee, entre outros...
Nota: 3,0 (de 5) - Prós: Arte variada que permite comparar os mais diferentes estilos dos desenhistas que participam da edição; Contras: Poderia haver mais textos com detalhes sobre cada história e artigos comemorativos do herói
Com a proposta de comemorar os 80 anos do Capitão América, que teve a sua primeira história publicada em Março de 1941, a Marvel Comics convidou alguns dos maiores nomes que em algum momento já ilustraram o herói nos quadrinhos para participar desta edição especial de aniversário.
A ideia era pegar 3 histórias clássicas do Sentinela da Liberdade, com seus roteiros e textos originais, e reproduzir as páginas, quadro a quadro, mas com uma arte diferente, sendo que cada artista convidado ficaria responsável por uma única página.
O resultado é uma colcha de retalhos de artes, na maioria das vezes, muito distintas umas das outras, criando algo bastante curioso, mas um pouco estranho de se ver.
Em uma página, por exemplo, vemos uma jovem esposa reagindo contra o Caveira Vermelha, na outra vemos a mesma personagem retratada como uma idosa. Em outro exemplo podemos citar a máscara do Caveira, que ora possui um aspecto mais fantasmagórico, ora mais realista, dependendo da interpretação do desenhista. Mas, isso não chega a ser um problema, uma vez que o leitor entenda a proposta comemorativa da edição.
O que eu realmente senti falta foi de mais textos, além do que consta na página inicial, explicando quem é o personagem, a importância das histórias que foram reproduzidas e quem sabe até um breve histórico de cada um dos mais de 40 artistas que participaram deste projeto. Apesar de a edição americana também não conter isso, teria sido interessante para a Editora Panini ter tido esse cuidado, principalmente dado o grande potencial que este especial tem para atrair novos leitores. Por outro lado é preciso elogiar o preço e o formato convidativo com que esta edição chega às bancas.
O texto não sofreu nenhuma alteração em relação ao original, de modo que é bastante comum encontrar expressões antigas e uma quantidade considerável de textos descritivos, o que era amplamente praticado na época em que as histórias foram escritas.
Tirando a relevância histórica da origem e do primeiro confronto com o Caveira Vermelha, o material mais empolgante é mesmo o retorno do Capitão e sua união com os Vingadores, sendo essa a maior e melhor história da edição, em minha opinião.
Apesar de estar um pouco abaixo do que se espera de uma edição de aniversário de um herói tão querido, Capitão América: 80 Anos traz uma proposta interessante em sua arte e histórias que, além de homenagear o personagem, podem servir de porta de entrada para quem está começando no Universo Marvel.
Para adquirir essa HQ com frete grátis (Prime), acesse: https://amzn.to/34a282W
Para mais reviews de quadrinhos acesse: Quadrinhos!
Artigos relacionados:
Profile: Capitão AméricaGostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!
Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi
Nenhum comentário:
Postar um comentário