22/01/2022

Turma da Mônica: Lições - Opinião


Pequenas lições de amadurecimento com sabor de infância




Turma da Mônica: Lições - Graphic MSP
Panini - Edição Especial - 84 páginas - 2015 
2020 (Reimpressão): Capa Dura - R$ 44,90
Autores: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (roteiro e arte)
Prós: Bom roteiro e arte que, juntos, transmitem muita emoção e diversão a cada quadro; personagens passam por mudanças sem perder a essência de como foram criados por Maurício de Sousa 
Contras: Final abrupto (que é explicado depois nos extras) mas que dá uma primeira impressão de história incompleta
Nota: 4,5 (de 5) 


Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão cometem um erro grave na escola. Agora, terão que encarar as consequências. E elas não serão poucas! Depois do sucesso de Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi retornam aos clássicos personagens de Mauricio de Sousa em Lições, para mostrar mais uma vez o valor da amizade.


Com o sucesso do segundo filme da Turma da Mônica nos cinemas aproveitei para tirar da minha fila de leituras a HQ que o inspirou.

Já havia lido o volume anterior Laços (resenha em breve), e sou grande admirador do trabalho desses autores e de toda a linha Graphic MSP, de modo que já esperava um quadrinho de alta qualidade. E o resultado não poderia ser melhor. 

Lições se passa um ano depois dos eventos de Laços, o que parece pouco para nós adultos, mas é bastante tempo para as crianças, que agora precisam lidar com muito mais responsabilidades ao ingressarem no primeiro ano escolar. 

Se antes eles só se ocupavam em brincar, agora devem se dedicar mais aos estudos, provas, e as temidas lições de casa. E aprender que não fazer a lição pode trazer consequências. 


Graças a algo que acontece na história, a turminha fica um pouco separada e precisa encarar alguns desafios sozinhos. Isso traz um amadurecimento natural e novas descobertas para todos.

Desta forma, os autores conseguem criar algo tão emocionante e divertido quanto Laços, mas contado de uma forma bem diferente. 

É bacana também vermos uma maior participação dos pais, e outros adultos, na vida das crianças, além da entrada de novos personagens, vindos diretamente dos quadrinhos originais de Maurício de Sousa.

Veredito: Com um roteiro e arte impecáveis, e totalmente fiéis ao espírito das histórias clássicas, Lições talvez não seja tão sentimental quanto Laços, mas se diferencia ao mostrar situações da turminha na escola, se relacionando com outras crianças fora do seu ciclo de amizades, tendo de lidar com alguns limites, impostos por seus pais, e com questões novas e complexas como o amor e a solidão. Altamente recomendado para leitores de todas as idades!


Para mais reviews de quadrinhos acesse: Quadrinhos!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Se quiser, deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi



Nenhum comentário:

Postar um comentário