26/03/2022

Encanto - Review


Uma animação repleta de canções contagiantes e muita emoção!




Encanto
Review (com alguns spoilers)



Produzido pelos estúdios Disney, a história de Encanto narra a saga de Mirabel Madrigal e sua busca por aceitação dentro de sua própria família, uma vez que, entre todos os membros, ela é a única que não foi agraciada com poderes mágicos. 

No dia em que o pequeno Antonio tem seu "dom" revelado, mantendo a tradição e a linhagem mágica familiar, Maribel presencia o surgimento de estranhas rachaduras na casa encantada dos Madrigal, ao mesmo tempo em que a força sobrenatural de Luisa começa a falhar, o que prenuncia que algo muito ruim está para acontecer.

É neste momento que as fragilidades emocionais dos membros da família e seus conflitos internos e externos são expostos, trazendo um ar de maturidade ao longa. Essas rachaduras, figuradas ou não, e a descoberta de uma certa profecia agourenta de seu tio Bruno, na qual ela estava incluída, é o que motiva Maribel a investigar o que está acontecendo. 

A jovem então se mostra uma protagonista determinada e corajosa, disposta a vencer seus traumas e dificuldades de relacionamento para ajudar sua família, ainda que nem todos confiem nela ou lhe dê apoio.



Falando um pouco sobre os poderes mágicos da família, há alguns bem interessantes, tais como a superforça de Luisa, as capacidades curativas de Julieta, o controle (ou descontrole) do clima de Pepa, a superaudição de Dolores, o poder de mudar de forma de Camilo, o dom de criar e controlar vegetação (e de ser perfeita) de Isabela, entre outros, que trazem situações muito engraçadas e geram belas cenas animadas. 

Mas, de todos, o poder mais intrigante e que leva a solução do mistério do enfraquecimento da magia, é a capacidade de prever o futuro, um dom que Bruno se arrependeu e evita ao máximo de usar. Algo tão terrível que fez com que ele escolhesse desaparecer, se afastando de sua família.

Ao contrário de seu tio Bruno, o fato de Maribel não ter poderes não a tornou uma jovem triste e retraída. Na verdade, ela adora cantar e ama muito sua família, contribuindo nas tarefas e ajudando a todos com muita empatia. Porém, fica evidente em alguns momentos que ela sofre uma certa rejeição de um ou outro parente, em especial de sua avó Abuela, a matriarca e guardiã da magia em Encanto. É interessante ver esse tipo de tema sendo abordado num desenho animado, ainda que de forma leve e lúdica.

O filme também abraça um movimento que é muito comum nas produções atuais, que é o de exibir personagens femininas fortes, com personagens masculinos mais figurativos. É uma questão polêmica mas que aqui não tem grande efeito na história. Me pareceu uma decisão bem orgânica e sem "forçação de barra".  



Encanto traz em sua essência uma preocupação muito grande com a inclusão social. O filme se passa num lugar isolado entre as montanhas colombianas, de modo que é possível notar muito da cultura, costumes e musicalidade deste país, e da América do Sul, em geral. Achei muito bacana essa representatividade que, inclusive se reflete na escolha do elenco, direção, equipe técnica e musical, quase todos de origem latina. 

No aspecto técnico, o filme é um verdadeiro espetáculo visual. Os cenários, personagens, e tudo mais à sua volta, transbordam vida, cores e movimento. A imersão proporcionada pela animação é tanta que, em alguns momentos, é possível esquecer que se trata de um desenho animado, e acharmos que estamos vendo um filme, com atores reais.

A trilha sonora, em minha opinião, é o ponto mais alto do longa. Com belíssimas composições produzidas pelo ator, músico e cantor porto-riquenho, Lin-Manuel Miranda, Encanto cativa o público a cada nova cena musical, um verdadeiro show de som e imagens, totalmente integrados à história. 

Quanto ao enredo, ele toca em algumas questões importantes, traz ótimos personagens e uma protagonista muito carismática, mas não consegue amarrar as pontas de forma convincente. O final é bonito e traz uma bela mensagem, mas as coisas se resolvem muito rapidamente, e algumas respostas, como a ausência de poderes de Maribel, ficam a cargo da imaginação do público. Talvez o fato de não haver um vilão ou antagonista real na trama também tenha passado uma sensação de que algo ficou faltando.  




Veredito: Encanto é um ótimo filme para assistir com a família, dando boas risadas e se apaixonando pela linda animação, personagens cativantes e canções que ficarão na sua cabeça por algumas horas após os créditos finais. O filme lida com questões delicadas como rejeição familiar, estigma social e excesso de responsabilidades, mas o faz de forma leve, sem se aprofundar demais. O início é um pouco lento, mas a partir da descoberta de Maribel, as coisas ficam mais interessantes. Recomendo a todos os fãs das animações da Disney e Pixar que certamente irão se emocionar e curtir mais essa bela produção do estúdio.

Encanto está disponível no Disney Plus.


Ficha Técnica



Minhas cenas preferidas:

_ A cena de apresentação da família, com Maribel cantando enquanto passeia pela vila com as crianças.
_ A cena musical com a Luisa expressando suas fraquezas para Mirabel.
_ Todas as cenas com os personagens interagindo com a casa mágica.
_ A cena musical de "Não Falamos do Bruno". Perfeita!
_ A cena do pedido de noivado de Isabela, muito engraçada!




Curiosidades

Segundo o designer de personagens Dylan Ekren, os artistas de Encanto tiveram que insistir para que Luisa ficasse com a aparência musculosa no filme. Ainda sobre o visual, cada membro da família Madrigal tem símbolos em suas roupas representando seus dons. O avental de Julieta tem imagens de plantas e, nos bolsos, mãos segurando plantas, representando seus poderes de cura por meio de suas receitas. Pepa usa brincos em formato de sol e seu vestido tem muitos sóis, simbolizando seus poderes relacionados ao clima. Bruno tem ampulhetas na estampa de seu poncho, refletindo sua habilidade de ver os acontecimentos além do tempo. O vestido de Isabela é forrado com flores, vinculando-o diretamente a seus poderes. A saia de Luisa tem desenhos de halteres na parte inferior, uma alusão óbvia à sua superforça. As roupas de Dolores estão cobertas por ondas sonoras, um claro reflexo de sua super audição. O poncho de Camilo tem camaleões, aludindo a seu nome e sua habilidade de mudar de forma. O colete de Antonio tem animais costurados nele, referenciando sua habilidade de entender e se comunicar com os animais.

* Este é o primeiro filme musical composto por Lin-Manuel Miranda em que ele próprio não interpreta qualquer parte das músicas, seja como um personagem na tela (como em Hamilton e Em um Bairro de Nova York) ou como voz em uma animação (como em Moana e A Jornada de Vivo).

* No início da produção, Bruno originalmente seria chamado de Oscar, mas seu nome foi alterado por Lin-Manuel Miranda para encaixar melhor na letra da sua música, que na versão em inglês diz “We don’t talk about Bruno, no, no, no“. Já Camilo se chamava Carlos, e teria, inicialmente, um papel de antagonista em relação a Mirabel. O dom original de Pepa lhe daria a capacidade de ser indestrutível, mas como esse seria um poder muito semelhante ao de Luisa, foi alterado para mudança do clima de acordo com a emoção.

* A conversa entre Abuela e Maribel no final do filme acontece às margens de um rio cheio de cores. Embora pareça mais um elemento visual do filme, o fato é que este lugar realmente existe na Colômbia. O local se chama “Caño Cristales” e é considerado um dos rios mais bonitos do mundo. 

O sobrenome da família de Mirabel é Madrigal. Trata-se de uma palavra derivada do Latin “matricalis”, que significa “maternal”.  A escolha do sobrenome não é por acaso, já que o filme gira em torno de uma família que tem uma matriarca com a função de proteger seus entes queridos.



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