18/05/2021

Especial (Clássicos): ThunderCats


Um dos desenhos mais populares dos anos 80/90, os "gatos do trovão" marcaram toda uma geração, com muita ação, visual bacana e uma música de abertura contagiante. Os Thundercats combatem o mal na figura do maligno Mumm-Ra!





Especial - Clássicos: ThunderCats

Lançado na TV Brasileira, com enorme sucesso, em 1986 pela rede Globo, o desenho animado ThunderCats conquistou uma legião de fãs que, até hoje, o consideram uma das melhores séries animadas de todos os tempos. 

Inicialmente, a animação fez sua estreia  nas manhãs de domingo da TV Globo, e logo ganharia destaque nesse mesmo canal, sendo exibida diariamente na extinta “Sessão Aventura”. A seguir, a série teve presença constante no programa “Show da Xuxa”, até 1990. Em 1995, a série voltou a ser exibida no programa “TV Colosso”, da rede Globo, no Warner Channel e no Cartoon Network. E mais tarde pelo SBT, no programa “Bom dia & Cia”, no ano de 2001.

 
Criada, em 1983, por Tobin “Ted” Wolf a pedido da Rankin/Bass e produzida por um grupo de estúdios japoneses, que mais tarde formaria o Studio Ghibli (daí o estilo “anime” do desenho), a série contou com um total de 130 episódios, exibidos na TV americana ao longo de quatro temporadas, entre 1985 e 1990. 

Aqui no Brasil, no entanto, os fãs costumam dividir a série em apenas duas partes: a primeira compreende a fase em que temos os heróis originais (Lion-O, Panthro, Tygra, Cheetara, Wilikat, Wilikit, Snarf e Jaga) que vai do primeiro episódio (Êxodo) até o episódio 65 (Boas Lembranças); a segunda corresponde à fase em que surgem os novos Thundercats (Linx, Bengali, Pumayra e Snarfinho) que vai do episódio 66 (ThunderCats, Ho! Parte I) até o último episódio da série (O Livro da Justiça).

O segredo de tanto sucesso reside na junção de um enredo criativo e envolvente, personagens carismáticos e de personalidade muito bem definidas, trilha sonora inspirada e uma animação caprichada, espetacular para a época, e que, embora desatualizada, continua bonita até hoje.


Outro ponto que chama a atenção na série é que não apenas os heróis ganham destaque, mas também os vilões, entre os quais, os perigosos Mutantes (Escamoso, Abutre, Simiano, Chacal e Ratáro), os malignos Lunatacks (Luna, Alúro, Chila, Tugmug, Radocc e Amoc) e até personagens coadjuvantes como Roberbill, líder dos Berbils, o samurai Rachiman e o Senhor das Neves, entre outros. 

Porém, o personagem mais marcante, entre todos, é mesmo Mumm-Ra, o maior inimigo dos Thundercats, uma espécie de feiticeiro de grande poder preso ao corpo de uma múmia, que vive há mais de mil anos no Terceiro Mundo (como é chamado o planeta onde se passa a aventura).

Durante a destruição de Thundera, o planeta natal dos Thundercats, o pequeno Lion-O é enviado por seu pai, Claudius, em uma nave rumo ao terceiro planeta de um sistema solar (isso lembra algum outro herói?), juntamente de um grupo de outros Thunderianos. Todos, com exceção de Jaga, que deve guiar a espaçonave, entram em cápsulas de vida que os impede de envelhecer durante a jornada, sendo que a cápsula de Lion-O apresenta um defeito, o que faz com que ele chegue já adulto ao seu destino. 


Adaptados ao novo planeta, que eles chamam simplesmente de “Terceiro Mundo”, os felinos constroem uma base, que viria a se tornar seu novo lar: "A Toca dos Gatos". Enquanto isso, os Mutantes, que perseguiam a nave dos ThunderCats, também chegam ao Terceiro Mundo, pousando sua nave espacial em frente a uma gigantesca pirâmide negra. Ao entrar na milenar construção, Escamoso e seus companheiros se deparam com um ser horrendo, de aparência extremamente envelhecida, com o corpo todo enfaixado e vestindo um longo manto vermelho. Esta tenebrosa criatura se apresenta como Mumm-Ra, o mal sempre vivo. Imediatamente Mumm-Ra faz uma aliança com os mutantes para juntos destruírem os Thundercats, a fim de lhes roubar uma jóia de imenso poder: o Olho de Thundera.

Mais tarde, outra nave chegaria ao planeta, trazendo novos Thunderianos sobreviventes. E uma nova leva de inimigos surgiria para se aliar a Mumm-Ra, os terríveis Lunatacks.


Além do desenho da TV, foram produzidas duas séries de histórias em quadrinhos com os personagens: a primeira pela Marvel Comics, publicada entre 1985 e 1988; e outra, mais recente, publicada em 2003 pela Wildstorm e a DC comics, que fez grande sucesso por trazer artistas consagrados para continuar a saga de onde o desenho animado havia parado. Ambas as séries foram publicadas no Brasil, respectivamente pelas editoras Abril e Panini. Nos EUA foi lançada também um especial reunindo os Thundercats e o Superman, e um encontro com He-man e os Mestres do Universo em 2016.

Em 2011 foi lançado uma nova série dos ThunderCats em anime, exibida pelo Cartoon Network, que infelizmente durou apenas uma temporada (26 episódios). 



Personagens 

Lion-O: filho de Claudius (o grande rei de Thundera), o jovem e impetuoso líder dos Thundercats, pertence à orgulhosa linhagem dos Leões, e recebeu do sábio Jaga os ensinamentos sobre o tradicional código de Thundera, que deve guiar suas ações. O código consiste na união de quatro valores: Justiça, Verdade, Honra e Lealdade. Lion-O é o guardião da poderosa e mística espada justiceira, onde está encravado o Olho de Thundera, fonte de todo o poder dos “Gatos do trovão”. A espada é capaz de soltar raios, emite um sinal para os céus para alertar seus aliados e dá a "visão além do alcance" para ver o que se passa com os demais Thundercats Lion-O possui também o escudo-garra, que se encaixa em sua mão para ser utilizado como escudo, atira unhas ligadas a fios super resistentes e ainda solta gases de diversos tipos. Sua fraqueza é ter pouca experiência e uma certa imaturidade, uma vez que ele basicamente é uma criança num corpo adulto.

Panthro: “o grande e invencível Panthro”, como é conhecido, pertence à linhagem da Pantera Negra. Guerreiro experiente e bastante racional, Panthro às vezes explode em fúria durante os combates. É o thundercat que possui a maior força física no grupo e é mestre em artes marcias, além de ser também especialista em mecânica e tecnologia avançada. Entre suas criações, destacam-se: o veículo de combate ThunderTank, capaz de transportar todos os Thundercats; a nave espacial utilizada nas aventuras espaciais Feliner; as pranchas dos personagens Willykit e Willycat, etc. Tem como armas espigões que saem de uma espécie de suspensório que usa, e seu nunchaku, capaz de expelir gases e raios diversos. Seu ponto fraco é o medo de morcegos.

Tygra: de personalidade calma e intelectual, Tygra pertence à linhagem dos tigres e é um dos mais poderosos e versáteis Thundercats. É o cientista do grupo além de ser um experiente arquiteto. Foi ele quem projetou a Toca dos Gatos, incluindo todos os sistemas de computadores, redes elétricas e geradores de energia. Seus conhecimentos vão desde arquitetura e engenharia até química e ciências biológicas. Sua arma é um chicote-boleadeira que, outras coisas é capaz de se inflamar e tornar Tygra invisível por alguns instantes. Tygra possui também uma capacidade limitada de criar ilusões com o poder de sua mente. Seu ponto fraco é a água, uma vez que não sabe nadar.

Cheetara: corajosa, determinada e amiga, Cheetara pertence à ordem dos velozes guepardos. Sua habilidade de luta é impressionante mas sem dúvida seu grande poder consiste na velocidade inigualável, superior a qualquer veículo terrestre motorizado. No entanto, Cheetara só pode manter a velocidade acelerada por curtos espaços de tempo, podendo padecer de exaustão se exceder este limite. Além disso, Cheetara tem uma espécie de sexto sentido, que lhe confere premonições e visões. Sua arma é uma vara capaz de se alongar indefinidamente e disparar raios. Seu ponto fraco é a claustrofobia, ou seja, o medo de ficar em lugares fechados e apertados.

Wilikat: Wilikat é o esperto garoto que ao lado da jovem Wilikit, dá muito trabalho não só para os vilões como também para os próprios Thundercats. Wilikat pertence à linhagem dos gatos, é muito curioso, brincalhão e um tanto desajeitado. Prova disso é que ele nunca conseguiu voar direito em sua prancha espacial, desenvolvida por Panthro. Suas armas são pequenas bolas que, quando explodem, causam os mais diferentes efeitos, desde goma de mascar até fumaça e fogos de artifícios. Wilikat possui também um laço que pode esticar muitos metros, muito útil para amarrar inimigos.

Wilikit: mais travessa que seu irmão, Wilikit é igualmente esperta e curiosa, porém, diferente dele, ela sabe voar e controlar muito bem sua prancha espacial. Como Wilikat, Wilikit também pertence à linhagem dos gatos, e juntos eles se divertem muito, criando armadilhas, brincadeiras e muita confusão. Wilikit possui as mesmas armas que Wilikat, ou seja, as cordas especiais e as bolinhas com vários efeitos distintos, porém, ela é bem mais ágil que ele. Apesar de serem mais velhos que Lion-O, os irmãos aparentam serem mais novos, devido ao efeito da cápsula de preservação.

Snarf: extremamente simpático e divertido, o pequeno Snarf é o encarregado de cuidar de Lion e de afazeres corriqueiros na Toca dos Gatos, como carregar os módulos de força do Thunder Tank. Desde que abandonaram Thundera, Snarf age como uma espécie de babá do jovem príncipe. Possui uma personalidade alegre, é atrapalhado e tem um jeito meio resmungão, que talvez seja um reflexo de sua idade avançada. Aparentemente inútil, Snarf provou seu valor nas diversas ocasiões em que salvou Lion-O e os outros Thundercats do perigo. Snarf pode se comunicar com qualquer animal e é o cozinheiro oficial da Toca dos Gatos.

Jaga: é o mentor espiritual e guerreiro mestre de todos os Thundercats. Ainda em Thundera, Jaga era o líder e fundador da linhagem e da filosofia dos Thundercats que têm por missão defender a paz e a justiça e manter vivo o sagrado código de Thundera. Jaga foi um dos maiores membros do conselho Thunderiano e foi também um grande e fiel amigo do rei Claudius, pai de Lion-O. Por conta disso, Jaga protege e cuida do jovem príncipe como se fosse seu próprio filho. No momento da fuga de Thundera ele sacrificou sua própria vida para que os Thundercats pudessem se salvar. Desde então, Jaga aparece em sua forma espiritual para aconselhar Lion-O nos momentos mais difíceis. Algo que poucos sabem é que Jaga é o verdadeiro senhor da Espada Justiceira, onde se encontra o Olho de Thundera, sendo conhecedor absoluto do real e aparentemente infinito poder da espada.

Novos ThunderCats: Durante a explosão de Thundera, Linx juntamente com seus amigos Bengali e Pumayra, tentava alcançar sua nave de fuga na intenção de escapar da terrível destruição que tomava a terra natal dos Thundercats. No entanto, Linx tem seus olhos queimados pelas chamas destruindo sua visão e provocando sua cegueira. Graças à uma nave berbil que passava próximo ao planeta, os três sobreviventes são resgatados e levados ao terceiro mundo. Linx, que pertence à linhagem dos Linces, é o mais velho dos Thundercats. Sua cegueira permitiu que ele desenvolvesse melhor seus outros sentidos, sobretudo o tato e a audição. Sua arma é um escudo capaz de refletir qualquer energia ou onda sonora. Bengali pertence à linhagem dos tigres brancos, é um hábil ferreiro e usa um martelo inquebrável, capaz de lançar raios, como arma. Pumayra pertence à linhagem dos pumas, é muito ágil e usa uma corda, acompanhada de uma bolsa onde guarda pequenas bolas que arremessa em seus inimigos. Por último, temos o Snarfinho, sobrinho de Osbert (o verdadeiro nome de Snarf), sua linhagem, habilidades e personalidade se assemelham as do tio, que o trouxe do planeta dos Snarfs para ajudar a cuidar da Torre da Justiça, o lar e centro de operações dos novos Thundercats.

Mumm-Ra: Quando está dentro de sua pirâmide, mantém uma forma envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Porém ao invocar as forças dos espíritos do mal, a múmia envelhecida ganha músculos, altura e as faixas que recobrem seu corpo se partem, fazendo surgir um ser forte e de poderes ilimitados. Quando se transforma ele ganha o nome de Mumm-Ra, "O de vida eterna", podendo voar e assumir qualquer outra forma como disfarce. Porém apesar de todos estes poderes, Mumm-Ra possui um ponto fraco. A criatura milenar tem um pavor gigantesco de ver sua própria imagem refletida em qualquer superfície. Ao ver sua imagem refletida, Mumm-Ra toma-se de pânico, seus poderes são anulados e sua força é drenada, obrigando-o a fugir para seu sarcófago. Sem dúvida este ponto fraco foi muito explorado por Lion-O e os outros Thundercats. Na fase Lunatacks da série, esse ponto fraco aparentemente desapareceu, ao mesmo tempo em que seus poderes se ampliaram ainda mais.

Mutantes: Grotescas criaturas oriundas do planeta Plun-dar, um mundo que vivia em guerra com Thundera. O líder dos mutantes no Terceiro Mundo é o Escamoso, um ser de linhagem réptil, que comanda seus lacaios pela brutalidade. Engenhoso, tem até algumas boas idéias para vencer os Thundercats, mas sempre fracassa devido ao seu jeito atrapalhado. Seus comandados são: o forte, porém, ignorante, Simiano, da linhagem dos macacos; o inteligente e hábil Abutre, da linhagem dos Urubus; o traiçoeiro e fraco Chacal, da linhagem das hienas; e o seu maior rival pela liderança dos mutantes, Ratáro, da linhagem dos ratos, que raramente se junta ao grupo. Todos possuem pequenas naves de combate e habitam o Castelo de Plun-dar, a fortaleza mutante no Terceiro Mundo.

Lunatacks: muito mais cruéis e ardilosos que os mutantes, os Lunatacks habitavam uma das luas de Plun-dar e fugiram para o Terceiro Mundo, seguindo a nave de Lince, com o intuito de torná-lo seu novo lar. A líder do grupo é, a pequena e maligna, Luna, que usa o gigante Amoc como montaria e conta com o auxílio de Tug-Mug, armado com uma bazuca gravitacional, Redeye, capaz de ver através do escuro, Schilla, a rainha do gelo capaz de congelar o oponente com seu sopro e Alluro, cuja técnica é hipnotizar os inimigos, para tentar derrotar os Thundercats.


A ideia da coluna Clássicos não é a de dar uma nota para a obra em destaque e sim descrever o que foi e o que faz dela memorável para tantas pessoas, além de apresenta-las para as novas gerações. Mas, posso assegurar que, mesmo nos dias de hoje, ThunderCats ainda é uma produção que vale a pena ser vista, seja pela riqueza de sua história e seus personagens, ou pela qualidade de sua animação e trilha sonora marcantes.


Para mais sobre séries de TV, acesse: Séries!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário